Publicidade
Paulo Mancio, vice-presidente sênior de Design & Implantação da Accor América do Sul || Créditos: Divulgação

A Accor acaba de concluir um relatório que mostra uma redução de aproximadamente 5.319 toneladas na emissão de CO2 na atmosfera com a operação de seus hotéis no Brasil. A marca atingida, que corresponde a uma redução de 53% no período de 2016 a 2020, é fruto de uma ação da empresa com a utilização de fontes limpas para compra de energia elétrica no Mercado Livre de Energia.

O projeto implantado na Accor é estruturado em dois pilares. O primeiro é ambiental, com menos gasto de energia e menor consumo nas operações com ações de monitoramento, uso de tecnologia, conscientização e educação de colaboradores e clientes. Como exemplo, a Accor opta em utilizar em seus hotéis iluminação em LED (traz 20% a 30% de redução), uso de aquecimento de água com bomba de calor (sem queima de gás), energia solar, entre outros. O segundo pilar é financeiro com melhores negociações de energia trazendo economia, o que faz parte do princípio do Mercado Livre de Energia. O segmento dá oportunidades para a empresa escolher qualquer fornecedor. “No caso da Accor, preferimos fornecedores que utilizam fontes de energia renováveis. Um exemplo é em São Paulo que estamos desenvolvendo um parceiro que gera energia proveniente de um aterro sanitário”, explica Paulo Mancio, vice-presidente sênior de Design & Implantação da Accor América do Sul. “Atualmente, mais de 20 hotéis operados pela Accor no Brasil são alimentados com energia eólica, solar e de pequenas unidades hidroelétricas, livres da queima de combustível fóssil para produção de energia”, afirma Luciano Vieira, gerente de compras da Accor e responsável pelas negociações nesse projeto. Um dos critérios de escolha, além do preço, é o quanto o fornecedor tem de energia renovável na sua matriz.

Além dos hotéis que já operam com a utilização de fontes limpas de energia elétrica, a Accor está ampliando a ação para outros 10 hotéis instalados nas regiões centro-oeste, nordeste e sul do país e mais outras unidades estão em estudo. De acordo com o relatório, a economia financeira da empresa com a compra de energia elétrica de fontes limpas no Mercado Livre de Energia é de mais de R$ 5.9 milhões de 2017 a 2020. O estudo aponta ainda que, em termos de comparação, se a Accor utilizasse a energia convencional disponível no Mercado Cativo, que reúne as grandes empresas de fornecimento de energia elétrica do país, a empresa teria emitido na atmosfera mais de 10 mil toneladas de CO2 no mesmo período.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter