Astro do rock, vencedor do Nobel de Literatura e, muito em breve, fabricante de whisky. Isso mesmo, Bob Dylan revelou numa entrevista que deu para o jornal inglês “The Guardian” no fim de semana que lançará no próximo mês sua própria marca de bourbon, batizada “Heaven’s Door”. A princípio serão oferecidos três tipos da bebida: um whisky de sete anos, um outro armazenado em barril duplo antes de ser engarrafado e um terceiro feito com centeio e envelhecido em barris de carvalho na cordilheira dos Vosges, na França.
O dono do hit “Blowin’ in the Wind” não estará sozinho na empreitada, já que terá como sócio o empresário Marc Bushala, criador da marca de whisky americana “Angel’s Envy”. Um dos maiores sucessos da indústria de destilados dos Estados Unidos, a “Angel’s Envy” foi comprada em 2015 pela Bacardi Limited em um negócio de US$ 150 milhões (R$ 520,3 milhões).
Assim como tem acontecido no mundo da cerveja, o mercado de uísque artesanal está crescendo a passos largos nos EUA – 52% só nos últimos cinco anos, sendo que em 2017 movimentou astronômicos US$ 3,4 bilhões (R$ 11,8 bilhões) no país de acordo com dados da Distilled Spirits Council, uma entidade que representa a indústria de destilados de lá.
“A gente nem sempre busca inspiração”, Dylan disse ao “The Guardian” sobre a “Heaven’s Door”, que consumiu investimentos iniciais de US$ 35 milhões (R$ 121,4 milhões). “De vez em quando é ela que nos encontra. O que realmente estamos propondo é criar uma coleção de whisky americano capaz de contar cada um uma história diferente”. (Por Anderson Antunes)