Em pleno 2020, o mundo da moda já entendeu a importância da representatividade. Seja nas passarelas ou em campanhas de marcas como Gucci e Chanel, o público quer mais do que nunca se reconhecer ou ver a realidade naquilo que consome.
Não à toa, os antes restritivos castings de modelo, atualmente precisam ser mais democráticos, com representantes de etnias diversas, plus size e até pessoas com deficiência. Em meio a tudo isso, um nome se destacou: Ellie Goldstein, primeira modelo com síndrome de down a aparecer na capa de uma revista, no caso a norte-americana “Allure”, referência em beleza e wellness. Mas, afinal, quem é ela?
Ellie tem 18 anos e tem se destacado no universo fashion: além da capa, apareceu em um tutorial de beleza produzido pela Gucci para celebrar a diversidade, e em campanhas para Nike e Vodafone. “Quando vi [minha foto] no Instagram da Gucci Beauty, pensei: Uau! Quem é? Sou eu ou o quê ?!”, disse ela em entrevista à Allure. “Meus amigos e família viram. Foi muito especial para mim.”
Atualmente, ela estuda teatro e é representada, desde os 15 anos, pela Zebedee Management, fundada em 2017 por Laura Johnson, uma assistente social, e Zoe Proctor, professora de artes teatrais. A dupla proporciona diálogo aberto entre clientes e modelos, garantindo que eles tenham todas suas necessidades atendidas durante o trabalho.
Ellie sempre quis ser famosa e seu ícone de beleza é Marilyn Monroe. Em entrevista à BBC, a modelo falou sobre os desafios que enfrentou na profissão: “Nunca tive experiências ruins por ter síndrome de Down. Acho que é muito por conta da minha personalidade. O único desafio que enfrentei foi ver pessoas apontando para mim ou falando com minha mãe e não comigo — até perceber que eu sei conversar e sou como qualquer pessoa”.
Sobre seu maior sonho como modelo, ela acrescentou: “Quero me tornar famosa, aparecer na capa da ‘Vogue’ e trabalhar para outras marcas grandes. Quero mostrar ao mundo quem eu sou e o que posso conquistar”. Ao que tudo índica, ainda veremos Ellie brilhando muito por aí!