Na saga criada pela escritora inglesa J.K. Rowling, o grande feito de Harry Potter foi derrotar Voldemort. Mas, para um grupo de pesquisadores italianos, o bruxo mais famoso do mundo pode ter uma importância muito maior. De acordo com eles, que elaboraram um estudo sobre o impacto do personagem de Rowling em um grupo de 34 estudantes primários italianos e de outros 117 estudantes colegiais, Harry pode tornar aqueles que se familiarizam com sua trajetória e batalhas fictícias contra o mal em pessoas mais tolerantes e menos preconceituosos.
O estudo foi publicado no “Journal of Applied Social Psychology”, e indicou que todos os estudantes que leram os livros de Rowling passaram a ter atitudes de maior empatia com relação a grupos específicos, como gays, imigrantes e refugiados.
A própria Rowling já havia dito que a maior mensagem de seus livros era a de um argumento prolongado contra a intolerância em todos os sentidos. Agora, no entanto, existe a prova científica que comprova isso. (Por Anderson Antunes)