Aos 59 anos, a nova primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anda dando uma aula de estilo desde que assumiu o cargo em julho do ano passado. Conhecida por sua rigidez na fala e dureza na hora de tomar decisões, Theresa anda cada vez mais leve quando o assunto são seus looks.
Sóbria e minimalista, May foge dos excessos, mas isso não quer dizer que cores e acessórios mais chamativos não tenham espaço no seu dia a dia. Muito pelo contrário, a primeira-ministra parece ter uma queda por sapatos, tanto que usou um kitten heel (salto baixo e bico fino) com estampa de leopardo em plena posse.
PISANTE
Para se encontrar com a Rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham, no dia 3 deste mês, ela usou um modelo envernizado com salto texturizado e laço de veludo vinho na ponta – o mesmo modelo usado por ela em novembro de 2016 para se encontrar com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. Sua coleção de sapatos conta ainda com botas over the knee – aquelas que alcançam a altura do joelho – e mais kitten heels, dos modelos bordados em tons que fogem do óbvio, como do azul ao pretinho básico com pequenos detalhes de metal no salto.
ACESSÓRIO POWER
O básico usado por Theresa May é o pano de fundo perfeito para brincar com os acessórios – muitas vezes as peças escolhidas por ela fogem do óbvio e completam a produção num piscar de olhos. Não dispensa um par de luvas, as portas estão sempre abertas para o uso de um chapéu e os colares que escolhe são sempre em tamanho maxi – o que contrasta com sua silhueta languida e sempre rígida.
DERRAPADA
Mas nem só de acertos vive a primeira-ministra, que em 2012 riscou o tapete vermelho do Asian Women Awards, em Londres, com um vestido de cetim bordado e de mangas transparentes duvidoso até dizer chega. O que dizer então do look usado por ela para o desfile de conclusão de curso de uma turma de design no Victoria & Albert Museum também em 2012? Saia lápis com um blazer de print gráfico. A confusão da peça faz com que toda composição se complique. Mas nada supera a escolha feita para a edição de 2005 do Whitbread Book Of The Year Award: um vestido de cetim azul escuro com uma amarração na frente – para completar, May não teve dúvidas e plugou o porta celular na cintura.
CORES MIL
Sem medo de ousar, May tem no closet algumas peças-chave que fogem completamente do que usa diariamente. Casaco laranja com poás usado com luvas do mesmo tom dão um ar de modernidade à parlamentar. Para receber a ex-presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, escolheu um trench psicodélico com uma estampa artsy, que aliado a um colar maximalista e botas até os joelhos a deixam mais ‘gente como a gente’. Tendo a cor azul – em tom claro! – como preferida, May possui casacos com detalhes neste tom, vestidos e até chapéus, tudo para combinar e deixar a produção mais fresh.
SÓ O BÁSICO
A peça-curinga de May é o blazer, que de um ano para cá passou por transformações, deixando a aparência pesada pra lá e dando lugar a novos tecidos e cores. A peça usada por ela no último dia 3 é a tradução perfeita dessa mudança – no lugar do corte tradicional, a peça de tweed tem mangas curtas e gola circular. Outro ponto alto do estilo é o casaco camelo que entrou para a lista de favoritos de May. Criado pela designer Amanda Wakeley, a peça leva o nome de “Astrid” e é fácil como um estalar de dedos: sem botões, amarrações ou qualquer tipo de interferência, o casaco cai bem com tudo e virou uma das marcas registradas da parlamentar. (Por Matheus Evangelista)