As pinturas de Nina são envolvidas por um universo lúdico e único, onde tudo é possível. Suas obras são ricas em detalhes, despertando a imaginação do observador. E sua mais recente exposição, intitulada “Suplementos”, está na Zipper Galeria, situada no Jardim América, em São Paulo (SP). A mostra, que se iniciou em 21 de outubro, conta com 15 telas e uma escultura colaborativa, proporcionando interação com os visitantes.
Conhecidas por suas cores vibrantes, seja em tons pastéis ou em escalas mais intensas, as telas de Nina destacam-se pela presença de personagens lúdicos. Em “Suplementos”, a artista explora temas relevantes como a conexão humana, o legado e a resiliência.
Na escultura colaborativa “Expansão do meu Ser”, os visitantes têm a oportunidade de deixar uma mensagem de motivação, fé ou amor, para que outra pessoa retire, reforçando assim um ciclo de votos positivos. As pessoas podem redigir uma mensagem e colocá-la na árvore, permitindo que outra pessoa também a receba.
“A exemplo de vitaminas que tomamos para repor e complementar a saúde do corpo, Suplementos propõe suprir e dialogar com outro tipo de carência para que a gente tenha uma vida melhor. Sair do aspecto individualista para um olhar gentil e de empatia com o outro”, comenta Nina.
Dentre as peças expostas, duas telas que permitem interação animada via Instagram merecem destaque. Além de animadas, os elementos reagem ao toque na tela, e uma delas apresenta elementos 3D (esculturas) no ambiente para uma imersão ainda mais profunda.
A exposição segue com uma série de seis obras em que a artista utiliza uma técnica nova entre as que costuma aplicar. Trata-se do pouring – em que a artista derrama a tinta sobre a tela contemplando e provocando o movimento em que os líquidos se espalham e se fundem, e passa a trabalhar a partir dessa composição já completamente seca. Nessas obras, como se estivesse cultivando um jardim, a artista propõe que cada semente representa um sentimento fundamental para que a vida floresça: entusiasmo, empatia, esperança, amor, paz e gratidão
Além das criações de Pandolfo, a exposição é enriquecida pela presença de uma monumental escultura inflável representando um vagalume gigante no telhado da galeria. Essa instalação, simboliza a esperança e a luz em meio às sombras.
Nina Pandolfo – Suplementos
Galeria Zipper
Rua Estados Unidos, 1494
Segunda a sexta 10h–19h
Sábados 11h–17h