Publicidade
Micheline Bernardini usando o primeiro biquíni em Paris, nos anos 1940 || Créditos: Reprodução

Parece absurdo pensar em um mundo em que biquínis não existam. Mas a verdade é que estas duas peças, hoje essenciais na moda praia, não fazem parte do guarda-roupa feminino há tanto tempo assim. Para ser exato, o biquíni como conhecemos atualmente foi apresentado há 75 anos, em 5 de julho de 1946, em Paris. O crédito para o nome e criação dos dois pequenos pedaços de pano, que revolucionaram as piscinas e praias na década de 1940 do século passado, é do engenheiro francês Louis Réard, mas quem ficou conhecida por desfilar a novidade foi a dançarina Micheline Bernardini, que na época tinha 18 anos.

Os 75 anos de biquíni representam mais do que apenas a invenção de uma peça de roupa qualquer. Revelam uma era em que a mulher passa a ter a liberdade e o conforto para curtir os dias de verão como bem entender. Glamurama entrega a seguir três modelos da criação de Réard que marcaram a história da moda. Confira:

HOT PANTS E BOLINHAS, O BIQUÍNI DOS ANOS 1950
Não muito longe de Paris, onde a peça surgiu pela primeira vez. Cote D’Azur, localizada na Riviera Francesa, se tornou a capital do biquíni nos anos 1950. Foi lá que surgiu o modelo que marcaria a estética daquela década. Superfeminina, a peça que ainda era considerada um pouco polêmica, ganhou mais comprimento e passou a cobrir o umbigo das mulheres, uma modelagem conhecida hoje como hot pants. Na mesma época, os óculos de sol estilo gatinho foram popularizados no cinema e ganharam as graças do público rapidamente.

Biquíni nos anos 1950 || Créditos: Reprodução Pinterest

ASA DELTA, ANOS 1980
Quem não se lembra dos vídeos de aeróbica da Jane Fonda? Graças a eles, todo mundo ficou doido por polainas, leggings e faixas de cabelo esportivas. Depois de passar o ano todo malhando, o que as mulheres da década de 1980 queriam era mostrar as curvas na praia. Principalmente com cores fortes, calcinhas supercavadas e top combinando. Era a época dos looks andróginos e o corte de cabelo curto era a melhor alternativa para o verão.

Biquíni asa delta, o modelo mais popular entre as mulheres da década de 80 || Créditos: Reprodução

AMARRAÇÕES, CORES E TAMANHOS, ANOS 2020
Os biquínis com tiras em diferentes tamanhos, em volta da calcinha, e na cintura, estão em alta. Os modelos com o contorno preto, e formas geométricas no geral, também são tendência. Passada a era das musas fitness, a moda agora é ser saudável. Nas areias das praias mais hypadas do Brasil, Bruna Marquezine brilha com diversos modelos  ditando sempre o que é tendência naquela temporada. Quem aí lembra da peça de R$2 mil que a atriz usou e que só podia ser lavada a seco? (por Alicia Gouveia)

O biquíni de R$2 mil de Bruna Marquezine || Créditos: Reprodução

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter