Durante a gestação a pele da mulher pode passar por alterações por conta dos hormônios. Algumas sortudas ficam com a pele linda e viçosa! Outras sofrem com melasmas, oleosidade e espinhas, como se voltassem à adolescência. E não é só no rosto. Também é possível notar mudanças nas unhas, cabelos, corpo… não tem regra.
A dermatologista Tatiana Jerez esclarece algumas dúvidas e fala sobre os cuidados que devemos tomar durante a gravidez:
1- Durante a gravidez é recomendado lavar o rosto com sabonete apropriado, hidratar muito bem o rosto e corpo, e usar o filtro solar diariamente. Vale ressaltar que a hidratação das áreas de risco para estrias (barriga, quadril e mamas) deve ser intensificada, de preferência com produtos próprios para gestantes. A proteção solar também deve ser intensificada, pois durante este período temos maior risco de adquirir manchas. Por isso, recomenda-se o uso de filtro solar com cobertura de base (a cor funciona como filtro físico, que protege também da luz visível – como lâmpadas e aparelhos eletrônicos – e não só da radiação ultravioleta do sol, como acontece com os filtros brancos), que deve ser passado 3 vezes ao dia (manhã , almoço e meio da tarde) e de 2 em 2 horas em momentos de grande exposição solar, como na praia ou piscina.
2 – Muitos ativos presentes em cosméticos e produtos de venda livre são proibidos na gestação, entre eles, o ácido salicílico (que faz parte da formulação de muitos sabonetes para pele oleosa), o ácido retinóico e seus derivados, e a uréia em concentrações acima de 3% (muito comum em hidratantes para pele seca).
3– Ativos como o zinco para controle da oleosidade, o D-pantenol e o óleo de semente de uva como hidratantes, a vitamina C como antioxidante e para prevenção de manchas, e o ácido azeláico para rejuvenescimento e controle de oleosidade, estão liberados. Existem alguns outros que podem ser utilizados. O melhor é sempre consultar um médico.
4– O óleo de amêndoas ajuda a prevenir estrias, mas quando usado sozinho pode não ser tão eficaz. O ideal é usar também algum hidratante específico para isso em creme. O óleo tende a permanecer na superfície evitando a desidratação, já o creme penetra e pode reverter a situação de pele mais ressecada.
5– Produtos diferentes para rosto e corpo, sempre! A pele do rosto tem características bem diferentes da do corpo. É mais fina e tem quantidade maior de glândulas sebáceas, por isso requer produtos com textura mais leve.
6– Uma alimentação saudável é sempre recomendável. Ainda mais numa fase tão única e com mudanças tão importantes no nosso organismo como a gestação. Mantendo a alimentação equilibrada e ingerindo bastante água evitamos ganho excessivo de peso, prevenindo as tão indesejáveis estrias.
7 – Por conta do estímulo hormonal à pigmentação da pele, pintas podem crescer nesta fase. Mudanças acentuadas devem ser avaliadas por um dermatologista, pois o risco de melanoma (câncer de pele mais agressivo) aumenta na gestação. (por Dani Batistela e Pamela Ewbank @heymammabr)