Publicidade
O Museu do Louvre, em Paris || Créditos: Getty Images
Museu do Louvre, em Paris || Créditos: Getty Images

O Louvre está em festa nesta quarta-feira: foi há exatos 224 anos que o maior museu do mundo, que fica em Paris, abriu as portas pela primeira vez ao público. Na época, e ainda em meio à euforia causada pela queda da monarquia na França, o acervo do museu consistia em apenas 537 quadros e outras 184 obras de arte, a maioria “confiscada” de coleções reais, o que explica o sucesso da abertura, já que todo mundo queria ver os objetos de valor que até então só podiam ser apreciados por sangues azuis.

Hoje o Louvre conta com mais de 380 mil objetos em seu acervo, datados desde a pré-história até o século 21, exibidos em salas que somam mais de 72 mil metros quadrados (pra conhecer tudo, segundo cálculos de experts, seria necessário caminhar pelo menos 4,8 quilômetros dentro do museu ao longo de 100 dias, isso considerando que o tempo dedicado a cada obra não estourasse a marca de 30 segundos).

Parada obrigatória para mais de 7,4 milhões de turistas em 2016, o Louvre continua sendo o  museu mais visitado do mundo.

O prédio inicialmente projetado para ser apenas uma fortaleza, sobreviveu a várias crises ao longo de sua história, inclusive uma invasão dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundia;, algumas décadas antes, ao maior roubo de arte da história (sim, é da Mona Lisa que estamos falando…); até a implantação de uma obra permanente em sua estrutura que desagradou muitos franceses (a até hoje polêmica pirâmide de vidro). Dá uma olhada na galeria que a gente preparou aí embaixo pra conferir essas e outras curiosidades sobre o museu mais famoso do planeta. (Por Anderson Antunes)

[galeria]4518748[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter