Publicidade
J.K. Rowling
J.K. Rowling || Créditos: Reprodução
J.K. Rowling
J.K. Rowling || Créditos: Reprodução

J.K. Rowling tem motivos para comemorar em dobro neste sábado: além dos 56 anos de vida que completa, a escritora de maior sucesso de todos os tempos (e também tuiteira das mais polêmicas) também festeja o aniversário de seu personagem mais famoso – o bruxo Harry Potter – cuja data de nascimento oficial é 31 de julho de 1980 (embora ele tenha sido apresentado ao mundo somente em junho de 1997, com o lançamento de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”).

Soprar velinhas no mesmo dia, no entanto, não é a única coincidência entre Rowling e Potter, já que existem vários outros fatos poucos conhecidos que ligam as existências dos dois nos livros e nos filmes inspirados na saga literária que virou franquia de cinema multibilionária. Quer saber quais? A seguir a gente lista 5, confira:

Harry (Daniel Radcliffe), Ron (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) || Créditos: Divulgação

#1

Assim como Potter e seus melhores amigos, Ron Weasley e Hermione Granger, os pais de Rowling se conheceram durante uma viagem de trem entre Londres e Arbroath, na Escócia. E mais: eles partiram da Kings Cross Station, a mesma estação da capital inglesa de onde se embarca para Hogwarts, a escola de magia onde o trio vive suas aventuras. Viagens de trem, aliás, parecem ter um significado especial para a escritora: foi durante uma trip dessas entre Manchester e a capital da Inglaterra no começo dos anos 1990 que ela bolou toda o esqueleto da trama que tempos mais tarde a transformou em uma das mulheres mais ricas do showbiz.

A Floresta de Dean, em Gloucestershire || Créditos: Getty Images

#2

Criada no condado de Gloucestershire, na Inglaterra, Rowling também viveu seus dias de magia na infância. É que ela revelou certa vez que costumava se fantasiar de bruxa para brincar com as irmãs e os filhos dos vizinhos, todos herdeiros de um certo Ruby Potter. Ah, a casa dela ficava perto da Floresta de Dean, uma região histórica de Gloucestershire que tem um papel significativo em “Harry Potter e as Relíquias da Morte”.

O professor Severus Snape (Alan Rickman) || Créditos: Divulgação

#3

Um dos personagens favoritos de Rowling nos livros sobre Harry é o professor Severus Snape, que vive pegando no pé do garoto e nos longas foi interpretado por Alan Rickman, que morreu em 2016. O curioso é que ele foi inspirado em um professor de matemática que deu aula para a escritora, que costumava separar as crianças da seguinte forma: aquelas que ele considerava mais inteligentes ficavam do lado esquerdo da sala, enquanto as outras, incluindo Rowling, ocupavam o lado direito.

Gregory Goyle (Joshua Herdman), Draco Malfoy (Tom Felton) e Vincent Crabbe (Jamie Waylett) || Créditos: Divulgação

#4

Rowling também usou a literatura para se vingar dos bullies que a infernizaram na infância – eles inspiraram os personagens Draco Malfoy, Vincent Crabbe e Gregory Goyle, que também infernizam a vida de Potter nos livros dela. Em uma entrevista que concedeu há alguns anos, a escritora disse que não guarda mágoas dos três e até sente uma certa gratidão em relação a eles, pelas ideias que lhe trouxeram.

Harry e Ron no carro voador em “Harry Potter e a Câmara Secreta” || Créditos: Divulgação

#5

Outro ex-colega de estudos que inspirou Rowling foi Sean Harris, só que por bons motivos. Na faculdade os dois eram os menos populares da turma e frequentemente se tornavam alvo de pegadinhas. Nessas ocasiões, eles escapavam da humilhação pública fugindo no Ford Anglia que Sean tinha na época. Anos mais tarde, ele não somente se tornou a inspiração da escritora para desenvolver Weasley, o melhor amigo de Potter, como ainda viu seu carro ganhando uma versão voadora em “Harry Potter e a Câmera Secreta”, que também livrou o bruxinho de várias enrascadas na história. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter