Que tal aprender três receitas que levam bebida alcoólica e que prometem agradar a qualquer paladar?
Por Beatriz Manfredini para a Revista J.P de agosto || Fotos Giovanna Balzano
Elas podem ser fundamentais na receita ou apenas dar aquele toque especial na hora de servir. Não é de hoje que as bebidas alcoólicas fazem parte da gastronomia: o risoto só funciona com um bom vinho, o conhaque é peça-chave para flambar sobremesas e a cerveja escura já teve sua majestade quando virou moda na preparação de carnes. Para quem gosta de se arriscar na cozinha e quer ir além de apenas harmonizar pratos com drinques, aqui vão três dicas para enfrentar o fogão – sem se embriagar!
ANÉIS DE LULA, Dô Culinária Japonesa
Ingredientes
2 g de carvão vegetal em pó
250 g de lula
10 unidades de pimenta biquinho
1 colher de sopa de manteiga
raspas de limão-siciliano
100 ml de teriyaki
100 ml de tonkatsu
1 pitada de togarashi
1 dose de saquê (50ml)
cebolinha picada para decorar
Modo de preparo
Em uma panela, coloque os 250 gramas de lula em anéis e refogue em meia colher de manteiga. Depois acrescente 50 ml de molho tonkatsu, mais 50 ml de molho teriyaki. Coloque a dose de saquê e as raspas de limão-siciliano a gosto. Em um prato, adicione as dez pimentas biquinho e, por último, acrescente togarashi a gosto e cebolinha bem fina para decorar.
BOUEF BOURGUIGNON, Mesa III
Ingredientes
50 g de bacon
30 ml de óleo de milho
10 g de tomilho
700 g de cebola
300 ml de vinho tinto Almadén
200 g de cogumelo paris fresco
50 g de salsão
10 g de alho batido com azeite
500 ml de caldo de carne
10 g de salsa
100 g de minicebola caramelada
800 g de músculo bovino
sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Em uma panela grande de fundo grosso, frite o bacon em cubos em um fio de óleo. Retire. Adicione nessa gordura o tomilho, o alho e a cebola moída. Aguarde murchar e retire. Tempere a carne, cortada em cubos, com sal e pimenta. Pulverize essa mistura na carne. Na mesma panela, sele a carne no óleo aos poucos. Volte o bacon e a cebola à panela. Refogue no mesmo recipiente o salsão e as ervas.
Coloque o vinho e espere evaporar um pouco. Adicione o caldo e aguarde ferver. Cubra a carne com o caldo e o vinho e cozinhe até ficar bem macia. Se necessário, regue com mais caldo ou com mais água e corrija os temperos. Reserve. Finalize com cebolinhas douradas e os cogumelos cortados, salteados na manteiga e salsa picada. Sirva a carne acompanhada da massa de sua preferência.
BABÀ ALLA ISOLA, Tre Bicchieri
Ingredientes da
massa de pão de ló
40 g de creme de leite fresco
80 g de leite integral
3 g de sal
15 g de açúcar refinado
5 g de fermento biológico
200 g de farinha de trigo
2 ovos
60 g de manteiga sem sal
raspas de limão
Ingredientes da
calda de cachaça
1 litro de água
500 g de açúcar refinado
100 ml de cachaça
2 g de canela em pau
0,5 g de cravo-da-índia
Modo de Preparo
Dissolva o fermento no leite, formando uma esponja. Adicione 90 gramas de farinha e deixe descansar por 20 minutos. Enquanto isso, bata o açúcar e a manteiga até virar uma mistura homogênea. Então, adicione a “esponja” e continue batendo até ficar liso. Adicione os ovos, o restante da farinha de trigo e as raspas de limão aos poucos. Preencha 1/3 da forma com a mistura e deixe crescer por 20 minutos. Em seguida, asse à 170ºC por 15 minutos. Banhe as babàs na calda de cachaça quente.