Dois nomes importantes do mundo da moda apagam velinhas nesta sexta-feira: Miuccia Prada, que completa 64 anos, e Francisco Costa, que chega aos 49. Glamurama comemora em dose dupla, com uma homenagem aos dois aniversariantes.
* Se não fosse pelo sobrenome, ninguém diria que Miuccia Prada, formada em Ciências Políticas, comunista nos anos 70 e ex-praticante de mímica (sim, mímica), se tornaria a diretora criativa da Prada. Desde que ela assumiu a empresa da família, em 1977, tornou a marca referência no mundo da moda. Nos anos 80, criou a primeira linha de sapatos e roupas femininas, lançou a icônica bolsa de nylon e abriu a primeira loja da Prada em Nova York. Em 1992, nasceu a Miu Miu, o lado jovem de Miuccia. Depois vieram as linhas Prada Linea Rossa – focada em jeans e roupas esportivas – e Prada Sport. Durante sua carreira, já ganhou três prêmios internacionais do CFDA Awards. Graças a Miuccia, Prada hoje vale US$ 12,4 bilhões, segundo calcula a “Forbes”.
* Francisco Costa também tem uma história interessante. Mineiro, deixou a cidade de Guarani em 1980 para morar no Rio e estudar no Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Cinco anos depois, se mudou para Nova York. Por quatro anos estudou inglês de manhã e moda no FIT à noite. Em 1993, trabalhou ao lado de Oscar de La Renta. Em pouco tempo, migrou para a Gucci para trabalhar com Tom Ford. Em 2002, declinou um convite da Balmain e foi para a Calvin Klein, onde se tornou diretor criativo das linhas femininas. Francisco já recebeu o Smithsonian’s Award for Fashion Design e dois prêmios Womenswear Designer of the Year da CFDA.
* Na galeria abaixo, um best of da carreira de Miuccia e Francisco. Duas vezes viva!