15.10.2019  /  11:35

De Fernanda Montenegro a Kanye West: 10 famosos que tiveram seu momento “ao mestre com carinho”

Oprah Winfrey, Fernanda Montenegro e Kanye West: elas já foram mais do que bons alunos || Créditos: Getty Images/TVGlobo/Fábio Rocha

Este 15 de outubro é dia de celebrar um dos profissionais mais importantes em qualquer sociedade: o professor. A escolha da data, aliás, tem a ver com um Decreto Imperial baixado por Dom Pedro I há exatos 189 anos, quando foi criado o Ensino Elementar no Brasil, e pelo qual ficou estabelecido que “todas as cidades, vilas e lugarejos [do país] tivessem suas escolas de primeiras letras”. E embora os maiores merecedores de qualquer homenagem sejam os professores anônimos que não apenas ensinam diariamente o bê-á-bá a seus alunos, mas sobretudo despertam neles o interesse de se aventurar pela vida, Glamurama selecionou alguns famosos que de uma maneira ou de outra viveram seus momentos de mestre. Confira!

Fernanda Montenegro

Como atriz, ela chegou a ser indicada ao Oscar por interpretar uma professora apostenda em “Central do Brasil”, e na vida real, a diva chegou a dar aulas de português para estrangeiros no início de sua carreira na mesma escola em que estudava inglês e francês. Era uma forma de ganhar um dinheiro a mais, já que ainda não era a dama da TV brasileira.

Kanye West

speaks onstage at the 2015 CFDA Fashion Awards at Alice Tully Hall at Lincoln Center on June 1, 2015 in New York City.
|| Crédito: Getty Images

Filho de uma professora universitária, o rapper americano não possui formação superior, embora tenha em seu currículo educacional passagens pela American Academy of Art, de Chicago, e pela Chicago State University. Isso não o impediu de dar aulas em instituições de ensino prestigiadas do mundo inteiro, como a inglesa University of Oxford, e as americanas Harvard e Los Angeles Trade Technical College. Nas ocasiões em que leciona, West fala sobre seus conhecimentos em design e as inspirações de sua carreira, seja na música ou na moda.

James Franco

a
|| Crédito: Getty Images

Se tem algo que o ator americano leva muito a sério é a educação. James Franco possui diplomas de algumas das mais notórias universidades dos Estados Unidos, inclusive da Yale University e da New York University, embora nesta última ele tenha recebido notas baixíssimas no curso de Direção no qual se matriculou simplesmente por ser presença rara na sala de aula. Apesar disso, ele já deu aulas de roteirização na University of California, Los Angeles (UCLA), e de cinema na New York University e na University of Southern California, além de aulas de edição no Columbia College Hollywood, onde ensinou alunos a filmarem um documentário sobre alguém muito importante: ele próprio.

Iris Abravanel

Foi professora do ensino fundamental na juventude e usa sua experiência para escrever as novelas do SBT como “Carrossel”, “As Aventuras de Poliana” e “Chiquititas”, todas voltadas para o público infantil e adolescente, justamente por sua identificação da época em que trabalhava na alfabetização das crianças.

Spike Lee

173423590RM00263_2013_Summe
|| Crédito: Getty Images

Autor de filmes que geralmente envolvem ambientes universitários, o diretor americano dá aulas de direção na New York University, onde é um dos titulares da disputadíssima Tisch School Graduate Film Program. No início dos anos 1990, ele também deu aulas de cinema no Morehouse College, da universidade Harvard.

Amal Clooney

|| Crédito: Getty Images
|| Crédito: Getty Images

Uma das advogadas especializadas em direitos humanos mais famosas do mundo, Amal é professora de Direito no Instituto de Direitos Humanos da Columbia Law School, em Nova York. Ela também leciona na University of North Carolina e, de vez em quando, na University of Oxford, onde se formou.

Oprah Winfrey

|| Crédito: Getty Images
|| Crédito: Getty Images

Um dos programas de maior sucesso do canal dela, o “OWN”, é intitulado “Oprah’s Life Class”. Precisa dizer mais? Apaixonada por educação e por educadores, Oprah mantém uma escola na África do Sul – a Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls – e já foi coprofessora de Dinâmicas de Liderança na Kellogg Graduate School of Management at Northwestern University, onde era escoltada por seguranças durante as aulas e por seu namorado, Stedman Graham, o titular da matéria.

Stephen Hawking

|| Crédito: Getty Images
|| Crédito: Getty Images

O físico e cosmólogo britânico Stephen Hawking é de longe o cientista mais respeitado da atualidade, e hoje em dia é visto até mesmo como uma celebridade. Apesar da fama, Hawking é bastante acessível, e até 2009 deu aulas de matemática na University of Cambridge. De vez em quando, ele também dá aulas magnas em universidades dos Estados Unidos e do Reino Unido, e até pela internet. Algumas dessas aulas estão disponíveis no site Stephen Hawking Videos (www.hawkingvideos.com) (Por Anderson Antunes)

Cláudia Jimenez

Trabalhou dando aulas para a educação infantil e para os bem pequenininhos, do jardim de infância. Agora, imagina que bacana ser educado por ela? Recentemente, Cláudia reviveu esse momento ao viver uma professora de autoescola na série “Infratores”, do Fantástico.

 

Kal Penn

Conhecido por sua atuação nos filmes da série besteirol “Harold & Kumar”, Penn também é um respeitado professor universitário. Em 2008, ele lecionou duas matérias em um curso da área de cinema na University of Pennsylvania, intitulados “Imagens de Asiático-Americanos na Mídia” e “Filmes Adolescentes Contemporâneos Americanos”. Muito elogiado por seus alunos, ele até ganhou uma matéria na “New York Magazine” na época.