09.01.2019  /  9:44

No aniversário de Kate Middleton, Glamurama explica por que a mulher do príncipe William raramente fala em público

Kate Middleton || Créditos: Getty Images

Kate Middleton completa 37 primaveras nesta quarta-feira como uma das mulheres mais famosas do mundo. Mas já reparou que a gente raramente ouve a voz dela? Casada com o príncipe William desde 2011, a duquesa de Cambridge tem um certo pavor de falar em público que, somado a um pedido que ela e o terceiro na linha de sucessão ao trono britânico fizeram para a rainha Elizabeth II antes de subir ao altar há oito anos, a torna uma pessoa “feita” sob medida apenas para ser vista e admirada. E só.

Glamurama explica: tímida desde sempre, Kate sofreu bastante logo que seu romance com William foi descoberto, o que resultou em uma verdadeira devassa de sua vida pessoal e em constantes pedidos de entrevistas. Sem jamais ter cedido a esse tipo de solicitação, a mãe da princesa Charlotte e dos príncipes George e Louis acabou se acostumando com a pressão feita pela mídia (e pelos súditos), mas nunca abriu mão de se manter protocolarmente quietinha e até “desinteressante” de certa maneira.

Isso pra ela sempre foi fundamental, e de acordo com a biógrafa Vicky Shipton – autora do livro “Wiliam e Kate: A História Deles”, publicado em 2012 – a futura rainha consorte da Inglaterra impôs esse “voto de discrição” como uma das condições para se casar com o primogênito do príncipe Charles, que por sua vez consultou a mãe deste para saber se sua então noiva poderia ser atendida. Seguidora do lema de que não falar nada é tão importante quanto soltar o verbo, a monarca de cara deu seu aval.

Além disso, Elizabeth II também concedeu ao neto e à amada dele uma espécie de período sabático que lhes permitiria dar expediente como “royals” somente em ocasiões importantíssimas ao menos até o dia em que Charles herdar a coroa, sendo que daí pra frente eles precisariam assumir de vez a tarefa de sucessores do príncipe de Gales como titulares da Casa Real dos Windsor e da chefia de Estado do Reino Unido. Até o grande dia chegar, no entanto, os dois terão essa “folguinha” dos holofotes em excesso.

Parece um detalhe, mas a monarquia britânica já balançou em mais de uma ocasião por causa da mania de alguns de seus maiores representantes de manter um relacionamento estreito com a imprensa e acabar falando pelos cotovelos. Aliás, é justamente por isso que Kate festejou a chegada à Corte de sua agora cunhada Meghan Markle, que acabou atraindo toda a atenção para si e com isso a deixou com ainda mais espaço e menos chances de cometer erros. E pensar que ainda dizem que ela e a ex-atriz não combinam… (Por Anderson Antunes)

Aqui, uma galeria para relembrar alguns momentos da aniversariante do dia: