20.07.2016  /  7:00

No aniversário de Gisele Bündchen, 8 passos que a levaram ao posto de bilionária

ARP3842833
Gisele Bündchen: a modelo que vale mais que US$ 500 milhões (o equivalente a R$ 1,64 bilhão) || Crédito: Getty Images

Gisele Bündchen completa 36 anos de vida nesta quarta-feira cheia de superlativos: modelo mais famosa e bem paga de todos os tempos, brasileira de maior visibilidade no exterior e… bilionária! Este último pode ter sido recém-conquistado por ela, com base nos números da lista com as 100 celebridades mais bem pagas do mundo da revista “Forbes.”

Mencionada no ranking há dezesseis anos, uma das maiores frequências entre os famosos, Gisele faturou nada menos do que US$ 460,5 milhões (R$ 1,51 bilhão) desde 2001, segundo a publicação americana, dos quais US$ 30,5 milhões (R$ 100,1 milhões) foram embolsados por ela nos últimos doze meses.

É preciso levar em conta, no entanto, que Gisele paga impostos e tem gastos pessoais como qualquer outra pessoa. Mesmo assim, e considerando a mordida de 39,6% sobre grandes ganhos do leão americano, já que ela mora nos Estados Unidos e paga a maioria de suas contribuições fiscais no país, o saldo fica em US$ 302 milhões, ou perto de US$ 1 bilhão. Isso sem contar o valor de mercado de alguns dos negócios dela, como a marca de produtos de beleza eco-friendly Sejaa Pure Skincare e a Gisele Bündchen Intimates, uma joint venture entre a supermodelo e a Hope lançada em 2011 com expectativa de receitas anuais de R$ 30 milhões, além da valorização dos imóveis que ela possui, investimentos etc.

Vale lembrar que a Forbes já havia previsto, em 2011, que Gisele tinha grandes chances de se tornar a primeira supermodelo bilionária da história. Pelo menos em reais, parece que ela finalmente chegou lá. (Por Anderson Antunes)

Abaixo, alguns dos fatos e momentos que evidenciam o sucesso financeiro de Gisele. Confira:

Gisele Bündchen para Victoria's Secret em 2000  ||  Crédito:Getty Images
Gisele Bündchen para Victoria’s Secret em 2000 || Crédito:Getty Images

#1 Em 2000, Gisele assinou aquele que é até hoje o maior contrato entre uma modelo e uma grande marca – no caso, a grife de lingerie americana Victoria’s Secret. Por cinco anos de trabalho exclusivo para a VS, ela embolsou US$ 25 milhões (R$ 82 milhões). Em 2005, o contrato foi renovado por mais dois anos.

Gisele vira estrela máxima da Dior!  ||  Crédito: Divulgação
Gisele vira estrela máxima da Dior! || Crédito: Divulgação

#2 Uma das parcerias mais bem sucedidas da carreira de Gisele ocorreu no início dos anos 2000, com a Dior. A grife, então sob o comando de John Galliano, buscava remodelar sua imagem como uma alternativa mais sexy para as consumidoras de luxo e Gisele, no auge do momento “return of the curves” da moda, era quem melhor simbolizada isso na época. Ela chegou a passar quatro dias sendo fotografada dentro de uma banheira de espuma para uma campanha de verão, sem reclamar. Tamanha dedicação lhe rendeu seis contratos consecutivos com a Dior.

Gisele entre Domenico Dolce e Stefano Gabbana   ||  Crédito: Getty Images
Gisele entre Domenico Dolce e Stefano Gabbana || Crédito: Getty Images

#3 Gisele estrelou inúmeras campanhas para a Dolce & Gabbana e em 2006 foi escolhida por Domenico Dolce e Stefano Gabbana para ser o rosto do novo perfume da grife, o The One, em um acordo multimilionário. A D&G foi fundamental para a construção da imagem de Gisele entre os italianos e ela ficou tão associada com a marca que até mesmo Giorgio Armani já admitiu que não teria como contratá-la para representar sua label por causa disso.

#4 Também em 2006, Gisele estrelou um comercial para a linha de computadores da Apple. No filminho de 30 segundos, que fez enorme sucesso nos Estados Unidos e entrou para a cultura pop do país, ela aparece representando os computadores da empresa criada por Steve Jobs, enquanto um homem vestido de Gisele se apresenta como um PC da rival Microsoft. Clique aqui para assistir ao comercial.

Gisele lança o Sejaa Pure Skincare  ||  Crédito: Divulgação
Gisele lança o Sejaa Pure Skincare || Crédito: Divulgação

#5 Em 2009, Gisele lançou a marca green de cosméticos Sejaa Pure Skincare. Segundo notícias da época, a marca chegou a atrair a atenção de gigantes como a Revlon e a Shiseido, que estariam interessadas em adquirir uma fatia do negócio.

Gisele lança a marca Gisele Bündchen Intimates  ||  Crédito: Divulgação
Gisele lança a marca Gisele Bündchen Intimates || Crédito: Divulgação

#6 Já em 2011 Gisele lança também sua própria marca de lingerie, a Gisele Bündchen Intimates. Além do currículo como Angel da Victoria’s Secret, líder mundial do segmento, ela também aproveitou para surfar na onda do crescimento do mercado de roupas íntimas brasileiro, um dos mais aquecidos em todo o mundo.

Gisele fecha contrato exclusivo com a Chanel  ||  Crédito: Divulgação
Gisele fecha contrato exclusivo com a Chanel || Crédito: Divulgação

#7 Em 2014, Gisele assinou um contrato com a Chanel para estrelar a campanha da linha de maquiagens da grife, a Les Beiges, e também para ser a estrela do novo comercial do perfume Chanel No. 5, o tipo de trabalho que é cobiçado não somente por modelos mas também por várias atrizes de Hollywood. O filminho de 58 segundos com a brasileira custou US$ 20 milhões (R$ 65,5 milhões) para ser produzido. Clique aqui para assistir ao comercial.

A top na campanha da Under Armour  ||  Crédito: Divulgação
A top na campanha da Under Armour || Crédito: Divulgação

#8 No mesmo ano, Gisele assinou um contrato de longa duração com a Under Armour, a marca de produtos esportivos que mais cresce nos Estados Unidos. Os detalhes do contrato são um segredo guardado a sete chaves, mas dá para ter uma ideia dos valores em jogo quando se leva em conta que a marca viu sua capitalização na bolsa disparar mais de US$ 590 milhões (R$ 1,93 bilhão) após o anúncio da contratação da supermodelo.