14.06.2016  /  14:19

No aniversário de Camila Pitanga, desvendamos o polêmico figurino da atriz em ‘Velho Chico’

Camila Pitanga na pele de Maria Tereza, em Velho Chico  ||  Créditos: TV Globo / Divulgação
Camila Pitanga na pele de Maria Tereza, em “Velho Chico” || Créditos: TV Globo/Divulgação

Presente na segunda fase da novela das nove, “Velho Chico”, Camila Pitanga vem mostrando força e polidez na pele de Maria Tereza, uma mulher que viajou o mundo e luta contra amores mal resolvidos do passado. Seu figurino traduz esse vigor e dá vida a uma personagem que parece carregar o mundo nas costas. No dia em que Camila comemora aniversário, Glamurama conversa com exclusividade com Thanara Schönardie, a figurinista da trama, que fez questão de explicar detalhes desse trabalho primoroso.

“Desde criança Maria Tereza traz uma mistura de elementos masculinos e femininos em seu figurino, que expressa sua forte comunhão e unidade com a natureza. Mesmo tendo se afastado desse universo, viajando o mundo todo, em contato com as mais diversas culturas, sua essência elementar é mantida, passando por uma sofisticação repleta de composições geométricas, linhas retas e assimetrias”, explica Thanara.

As roupas não são difíceis, muito pelo contrário; o pequeno repertório de materiais utilizados remete à simplicidade, variando do linho e algodão às transparências de tule e seda. “O trabalho de modelagem é diferenciado porque busca integrar esses materiais às formas do masculino e feminino. A partir de um único corte de tecido plano são construídas blusas que simulam formas de gravatas, golas que se transformam e coletes, colarinhos superdimensionados usados como cintos”, ela analisa.

Thanara finaliza elogiando a atriz por sua dedicação ao figurino e ao tempo nos bastidores: “Camila é uma grande parceira do figurino. Ela tem prazer em provar roupas, estudar conosco, trazer referências. Boa parte do sucesso do figurino de seu personagem se deve ao tempo que ela dedica às provas de roupa, onde podemos trabalhar com moulage, experimentando formas e cores no corpo dela”. E é bom ficar de olho em Maria Tereza, porque sua personagem passará por mudanças de visual nas próximas semanas; a aproximação com suas raízes e o amor revelarão cada vez mais o lado feminino escondido. E Glamurama, claro, vai acompanhar com prazer essas transformações todas. Parabéns! (Por Matheus Evangelista)