12.12.2019  /  13:21

No aniversário de 89 anos de Silvio Santos, Glamurama relembra os momentos em que o ‘homem do baú’ passou dos limites

Última saia justa de  Silvio Santos às vésperas de seu aniversário / Crédito: Reprodução

Silvio Santos completa 89 anos e, apesar de ser um dos grandes ídolos da TV brasileira, tem se envolvido em várias saias-justas nos últimos tempos. Depois de episódios constrangedores como o de Claudia Leitte durante o Teleton, o apresentador protagonizou mais um momento polêmico.

Em um de seus programas mais recentes, o dono do SBT mudou a regra do quadro ‘Quem Você Tira?’, contestando a vitória de Jennyfer Oliver, uma mulher negra, escolhida pelo voto popular como a melhor cantora na ocasião. Em vez de premiá-la, decidiu dar o prêmio de 500 reais para todas as candidatas, e mais 500 reais para a que julgou ter feito a melhor interpretação.

Na brincadeira, as cantoras tinham que soltar a voz no inusitado hit “Caneta Azul”, e Jennyfer fez 84 pontos, enquanto suas concorrentes fizeram apenas 8 e 5 pontos. Mesmo assim, a preferida de Silvio foi a terceira colocada, Juliani, que recebeu o valor extra e elogios do apresentador: “Você é muito bonita”. O público não gostou da atitude do ‘homem do baú’ e o acusou de estar sendo racista com a intérprete que mais pontuou. Nesse dia, Silvio foi o tema mais comentado do Twitter por seu ato considerado preconceituoso.

Por essas e outras, aproveitamos a data para lembrar de outros momentos em que Silvio Santos passou dos limites. Vem ver!

1. Em maio o apresentador foi acusado de homofobia pela forma como se referiu a David Brazil, Gominho e Pabllo Vittar, no Jogo das Três Pistas. Nele, Silvio dá pistas para, a partir delas, os jogadores adivinharem a resposta. Na ocasião, ele citou dos três personagens acima para induzir à resposta do desafio que era “bicha”, palavra bastante pejorativa.

2. Outro momento em que Silvio passou dos limites ocorreu em junho, quando chamou Preta Gil de gorda. A cantora esteve no programa dele e ficou pra lá de irritada com uma das brincadeiras feitas pelo dono da emissora. Ao anunciá-la, Silvio disse: “Você está mais gorda do que da última vez que esteve aqui, mas seu rosto continua bonito”. Ela optou por não se pronunciar sobre o caso, mas ficou visivelmente chateada. Interagiu pouco com o apresentador ao longo do programa.

3. Nem o Datena escapou das alfinetadas de Silvio, que soltou o verbo em abril, no ‘Jogo dos Pontinhos’, quando soube que o apresentador da Record ganharia um programa dominical. “O Datena agora vai fazer programa no domingo, onde é que já se viu? Vai deixar o filho no lugar dele. Acabou a carreira do Datena. Tem artista que é assim: quando está no ápice, resolve cair para não levantar mais. Onde já se viu o Datena fazer programa, concorrendo com os outros que estão fazendo programas no domingo”, declarou Silvio. Na ocasião, Datena chegou a dizer que o comentário havia acabado com a sua semana.

4. Voltando alguns anos, impossível esquecer quando, em 2009, Silvio perguntou para Carla Perez se ela tinha ensino fundamental, após a dançarina errar perguntas do ‘Jogo dos Pontinhos’.

5. Uma das maiores mancadas de Silvio aconteceu durante o Teleton. Tudo começou quando Silvio perguntou a Claudia Leitte se o marido não sentia ciúmes dela, destacando que antes ela se vestia de modo diferente e não chamava muito sua atenção. O auge da “brincadeira” (considerado um caso de assédio pelas pessoas) se deu quando a loira pediu um abraço ao Dono do Baú e ele falou que ficaria excitado ao abraçá-la com aquela roupa. Claudia tentou contornar a situação dizendo que “excitado”, no caso, seria no sentido de ‘alegre’, mas ele falou que era excitação literal. “Agora meu marido tem razão de ficar chateado”, disse a cantora, visivelmente sem graça.

Silvio Santos e Claudia Leitte / Crédito: Reprodução