24.02.2016  /  9:12

NASA lança primeira “galeria de arte” que vai viajar pelo espaço

tamanho_lua (1)
NASA lança primeira galeria de arte no espaço || Créditos: Reprodução Instagram

A NASA está aceitando inscrições de artistas para, acredite se quiser, enviar suas obras de arte para o espaço. Isso mesmo: para a gravidade zero, glamurette. É que a agência espacial planeja enviar uma nave chamada OSIRIS-Rex ao asteroide Bennu, o mais próximo à Terra que se tem notícia, e levar junto um chip com as obras de arte selecionadas. Em contrapartida, planeja trazer um pedaço do asteroide de volta para a Terra. O motivo da expedição artística atende à esperança de fazer do asteroide a primeira galeria de arte extraterrestre conhecida pela humanidade. Uau! 

Créditos:
Cartaz do projeto || Créditos: Divulgação

Aos interessados em participar do coletivo artístico, a NASA está aceitando inscrições em forma de desenhos, fotografias, arte gráfica, poemas, músicas, vídeos e outras formas de criação ou expressão, até o dia 20 de março, que serão coletados através da hashtag #WeTheExplorers. A OSIRIS Rex deve partir em setembro deste ano, com data de chegada em Bennu prevista para 2018.

Obras que já foram enviadas á NASA através da hashtag #WeTheExplorers || Créditos: Reprodução Instagram
Obras que já foram enviadas á NASA através da hashtag #WeTheExplorers || Créditos: Reprodução Instagram

Analisado pela última vez em 2013, o Bennu estava à  35.405,568 km da terra e, cienticistas acreditam que ele pode colidir com a terra em 2182. Assim que a nave pousar ao destino final, a galeria digital deve se chocar livremente pelo espaço do asteroide. É poético, mas se você está se perguntando o real motivo para isto, parece que nem mesmo a NASA sabe. 

“Estamos convidando o mundo para se juntar a nós nesta grande aventura, colocando seu trabalho de arte na nave espacial OSIRIS-Rex, onde vai permanecer no espaço por milênios”,  diz Dante Lauretta,  principal investigador da Missão, em publicado oficial. “É justo que este esforço pode inspirar o público a expressar a sua criatividade para ser o transportado por OSIRIS-Rex para o espaço.” Completa Jason Dworkin, cientista da OSIRIS-Rex. 

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui