12.10.2016  /  7:53

Na J.P, o closet onde moda e beauté andam juntas by Renata Merquior

A carioca Renata Merquior é expert no mundo da beauté, mas manda muito bem quando o assunto é moda. Em suas produções, muita cor, estampas marcantes e acessórios poderosos.

Por Kanucha Barbosa para a Revista J.P de setembro
Fotos Camila Svenson

closet-nota
Renata usa tênis Golden Goose, casaco de pele fake Shrimps, colar Vanda Jacintho e brinco H.Stern || Créditos: Camila Svenson/Revista J.P

Renata Merquior recebeu a equipe da J.P em sua casa no Jardim Paulista, em São Paulo, usando calça pantalona cropped Zara, camisa listrada Comme des Garçons com nozinho na cintura e tênis branco Superga. Esse look (que já seria ótima opção para a sessão de fotos) resume bastante o atual momento da carioca que fundou o e-commerce de beleza Meu Espelho. Morando em São Paulo há cinco anos e mãe de dois meninos, ela, que acaba de completar 34 anos, vendeu recentemente a loja on-line e está focada em projetos que também envolvem o universo de beauté. Corre-corre e criança pequena demandam conforto, mas isso não significa que a bossa deve ser dispensada. Premissa que Renata domina muito bem.

Até chegar ao Meu Espelho, que criou ao lado da ex-sócia Bianca Latgé e que a fez se mudar para a capital paulista, Renata morava no Rio de Janeiro e trabalhava na L’Oréal. Entre as marcas que focou na multinacional, a Yves Saint Laurent foi uma de suas queridinhas e, além da paixão por cosméticos, acabou desenvolvendo o olhar para a moda. Não à toa, a grife aparece bastante tanto em seu closet como em seu nécessaire. “As campanhas de moda e de beleza se conversam muito na YSL, e eu acompanhava tudo, achava incrível esse diálogo”, explica.

Formada em publicidade, com a mãe psicóloga e o pai economista, seu estilo afinado parece vir de sua própria essência. O gosto pela estética é revelado não só pelo que veste e usa, mas também pelas revistas de design que estão em todos os cantos de sua casa, cheia de obras de arte modernosas. Para as fotos, usou saia com estampa cool da Mary Katrantzou, vestido fun da Yves Saint Laurent, casaco de pele fake Shrimps garimpado em um brechó londrino e acessórios mil – sempre coloridos e statement. E cada produção levou um batom diferente. “Tenho uma coleção de batons! É o meu cosmético favorito e uso como se fosse um acessório. Normalmente, dou uma cor ao look mais básico com algum tom mais alaranjado ou avermelhado”, conta. A verdade é que Renata gosta é de se aventurar no quesito aparência – e nunca passa batida. Abaixo, mais detalhes do universo da moça.

nota_camilasvenson
Ela usa rasteira Tod’s, saia Mary Katrantzou, blusa Miu Miu, anel H.Stern, pulseiras Marni (à dir.) e Cartier e brinco Rebecca de Ravenel

Físico

“Gosto de corrida, já fiz até a meia maratona do Rio. Corro na esteira apenas quando está chovendo, pois aqui em SP gosto de correr na rua mesmo, em parques ou pelo bairro, levo o cachorro e saio por aí”

Rotina de beleza

“Uma vez por semana uso vitamina C na pele e em seguida passo o uniformizador Dreamskin da Dior, que dá luminosidade e corrige manchas”

Pipoca

“Hoje em dia gosto mesmo de assistir a séries. Adorei ‘Breaking Bad’ e ‘Game of Thrones’, e acabei de conferir a última temporada de ‘Narcos’”

closet-nota-2
Vestido e salto Yves Saint Laurent , pulseira do brechó Trash Chic e brinco H.Stern

Leitura

“Tenho gostado de ler Haruki Murakami. Estou no último livro da trilogia 1Q84”

Trilha sonora

“Curto Anya Marina. Gosto também de ouvir as playlists do Spotify”

Roteiro de beleza

“A Clyde’s (969 Madison Avenue, entre as ruas 73 e 74) é a combinação perfeita de uma farmácia completa e uma perfumaria. A Space NK (968 Lexington Ave, entre as ruas 70 e 71) tem muitas marcas que você nunca ouviu falar – Lipstick Queen é minha preferida.”

Brechós

“The RealReal: brechó on-line com vários achados. Basta garimpar bem. No Brasil, Trash Chic em São Paulo e Vintage House no Rio.”