05.03.2010  /  17:20

Por conta do Dia Internacional da Mulher, na segunda-feira, 8, a Livraria da Vila terá durante a semana uma programação especial dedicada as mulheres.

ELAS

Por conta do Dia Internacional da Mulher, na segunda-feira, 8, a Livraria da Vila terá durante a semana uma programação especial dedicada a elas, as mulheres. Na terça, 9, acontecerá na LV Lorena, das 19h30 às 21h, a palestra “A Mulher e o Trabalho”, com a executiva Amália Sina, que, entre outros cargos, ocupou a presidência da Philips Morris do Brasil e tem livros publicados sobre o assunto, entre eles, justamente o “Mulher e Trabalho”.

Já na quarta, 10, será a vez da professora de literatura Nádia Batella Gotlib falar, na LV Fradique, das 19h39 às 21h, sobre a documentação do Arquivo Clarice Lispector, da Fundação Casa de Rui Barbosa/RJ, e de outros acervos que constituíram o livro “Clarice Fotobiografia” (Imprensa Oficial), cujas imagens ficarão expostas na Livraria até o dia 31 deste mês.

Ainda na quarta-feira, será realizada na LV Lorena, das 19h30 às 21h, a palestra “Quem Disse que Você Não Tem nada pra Vestir?”, ministrada pela consultora de imagem e estilo Milla Mathias.

E, finalmente, também na LV Lorena, das 16h às 17h, haverá uma prática de yoga para mães e filhos, com coordenação de Danuza Simonetti. A proposta da atividade é trabalhar de uma maneira divertida o corpo da mulher e de seu filho, imitando os movimentos e posturas dos animais para corrigir a coluna e aumentar a flexibilidade de ambos.

Exposição com fotos de Clarice Lispector comemora Dia Internacional da Mulher

POR FALAR EM CLARICE…

… Está nas vitrines das principais livrarias de Paris o livro “Le Seul Moyen de Vivre” (Éditions Payot & Rivages), com cartas escritas por Clarice Lispector. O livro, com tradução e apresentação de Maryvonne Lapouge-Pettorelli, faz parte da coleção Bibliothèque Rivages, organizada por Lidia Breda e que contém importantes autores como Franz Kafka, Hannah Arendt, Giorgio Agamben, além da correspondência entre Freud e Stefan Zweig.

Em “Le Seul Moyen de Vivre”, que cobre quatro décadas da vida da escritora, desde os anos 1940, quando ela se casou com o diplomata Maury Gurgel Valente, até pouco antes de sua morte no Rio de Janeiro, em dezembro de 1977. Nas cartas, Clarice divide com amigos, marido e irmãs suas inquietudes, descobertas, dúvidas e sua produção literária.

À irmã Tânia Kaufmann, ela escreve de Berne (Suíça), em 6 de janeiro de 1948: “Minha querida irmã, escute meu conselho, escute meu pedido: (…) pelo amor de Deus, não queria fazer de você uma pessoa perfeita, não tente ser como uma pessoa ideal, seja você mesma – este é o único meio de viver”, sendo que está última frase deu título ao livro.

Cartas de Clarice Lispector nas livrarias de Paris

 E POR FALAR EM PARIS…

… O escritor brasileiro Milton Hatoum estará em Paris, na quinta-feira, 11, para lançar a edição francesa de “Órfãos do Eldorado” (2008), na Maison de l’Amérique Latine (217, Bd Saint Germain).

Livro de Hatoum ganha edição francesa

OS MAIS VENDIDOS NA VILA 19 a 26/02

Ficção

1. “A Elegância do Ouriço”, Muriel Barbery (Cia. das Letras)

2. “O Símbolo Perdido”, Dan Brown (Sextante)

3. “O Vendedor de Armas”, Hugh Laurie (Planeta)

4. “Força Estranha”, Nelson Motta (Suma de Letras)

5. “Os Espiões”, Luis Fernando Veríssimo (Alfaguara)

6. “O Mestre e Margarida”, Mikhail Bulgakov (Alfaguara)

7. “Desilusões de um Americano”, Siri Hustvedt (Cia. das Letras)

8. “No Teu Deserto”, Miguel Souza Tavares (Cia. das Letras)

9. “Livro dos Mortos”, Patrícia Cornwell (Cia. das Letras)

10. “Quinta Avenida nº 1”, Candace Bushnell (Record)

Não-ficção

1. “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil”, Leonardo Narloch (Leya)

2. “Clarice, – Uma Biografia”, Benjamin Moser (Cosac Naify)

3. “Um Certo Verão na Sicília”, Marlena de Blasi (Objetiva)

4. “Iniciação a Investigação Filosófica”, José Auri Cunha (Alínea)

5. “O Andar do Bêbado”, Leonard Mlodinow (Jorge Zahar)

6. “A Viúva Clicquot”, Tilar J. Mazzeo (Rocco)

7. “Cozinha Natural Gourmet”, Tatiana Cardoso (DBA)

8. “As 100 +”, Nina Garcia (Best Seller)

9. “De Malas Prontas”, Danuza Leão (Cia. das Letras)

10. “Ayrton Senna – Uma Lenda a Toda Velocidade: Uma Jornada Interativa”, Christopher Hilton (Global)

Por Anna Lee