Museu do Louvre terá uma mulher no comando pela primeira vez em mais de 200 anos. Saiba quem é ela!

24 Compartilhamentos
24
0
0
0
0
0

Boas novas envolvendo a arte. O Museu do Louvre acaba de fazer história… a partir de setembro, ele será administrado, pela primeira vez em seus quase 230 anos de história, por uma mulher. Quem é ela? A parisiense Laurence des Cars, de 54 anos, que assume o cargo de presidente e CEO da instituição, substituindo Jean-Luc Martinez, que comandou o Louvre desde abril de 2013.

Curadora e historiadora da arte, a relação de Laurence com o Louvre não é de hoje. Nascida nos subúrbios da capital francesa, ela estudou e depois lecionou na École du Louvre – a escola no campus do museu – e, mais tarde, como diretora científica da agência France-Muséums, ajudou a desenvolver do zero o Louvre Abu Dhabi, que foi inaugurado em 2017 nos Emirados Árabes Unidos. Também dirigiu o Musée d’Orsay e o Musée de l’Orangerie.

Laurence des Cars chega à posição de CEO depois de desafios para instituições culturais em todo o mundo. Sua nomeação é uma tentativa ousada de colocar o Louvre de pé novamente, enquanto a França retoma lentamente suas atividades e sua economia. Em entrevista à rádio France Inter, ela revelou suas missões e adiantou que um dos principais objetivos é atrair mais jovens para o museu. “O Louvre tem muito a dizer aos jovens, eles estarão no centro das minhas preocupações como presidente. O museu pode ser totalmente contemporâneo, aberto para o mundo de hoje enquanto nos fala do passado”, disse ela.