07.08.2012  /  12:18

Morre aos 81 anos, em Milão, a jornalista de moda Anna Piaggi

O mundo da moda acordou mais triste nesta terça-feira. Morreu aos 81 anos, em Milão, Anna Piaggi, jornalista italiana especializada em moda. Anna começou sua carreira como tradutora na editora Mondadori, mas a ousadia – seu ponto forte – a levou para a “Vogue” italiana, onde trabalhou como colaboradora assídua até os últimos dias de vida.

Sempre irreverente com seus looks maximalistas, Anna era presença confirmada na primeira fila dos desfiles mais concorridos do mundo, além de amiga íntima de Karl Lagerfeld, Vivienne Westwood, Stephen Jones, Stefano Gabbana e Manolo Blanhik. O acervo dela, que conta com 2.800 vestidos e 265 sapatos, foi parar no museu Victoria & Albert, em Londres, em 2006, em uma das exposições mais irreverentes dos últimos anos.

Franca Sozzani, editora chefe da “Vogue” Itália, lamentou o falecimento em seu Twitter. “23 anos de trabalho ao lado dela, muitas conquistas e vitórias. Anna, vou me lembrar de você para sempre”. O jornal “La Repubblica” também reproduziu a notícia, informando que Anna Piaggi morreu em casa. A causa da morte ainda é desconhecida.