13.11.2017  /  17:53

Moradores de Trancoso se unem em abaixo-assinado em prol da criação de subprefeitura

Quadrado de Trancoso, na Bahia || Créditos: iStock

Um movimento importante ganha força em Trancoso pouco antes do hotspot receber mais uma temporada de verão. Moradores da região arregaçam as mangas para viabilizar a criação de uma subprefeitura de Trancoso, que hoje é gerida como um bairro de Porto Seguro. Apesar de ser algo discutido há anos, essa é a primeira vez que o projeto ganha corpo. Defensores ferrenhos da causa alegam descaso por parte da gestão de Porto Seguro em relação ao vilarejo, que hoje conta com cerca de 20 mil habitantes. Eles estão empenhados em recolher assinaturas para o abaixo-assinado. Entre as melhorias que eles pleiteiam estão limpeza e segurança.

“Trancoso precisa de você!”, diz o abaixo-assinado que está sendo disparado online entre os frequentadores e moradores do vilarejo. “Trancoso continua linda e bem preservada, porém nós que moramos aqui enxergamos duas trancosos: a vila que continua bem preservada e linda, e a cidade que anda precisando de uma atenção maior. Por isso apoio 100% a criação da subprefeitura”, falou Zá Helio, da Pousada Estrela D’Água, que, por sinal, está 100% lotada para a temporada de Réveillon.

Márcia Taliberti, moradora de Trancoso há 17 anos e dona da pizzaria Maritaca, vê o apelo como forma de potencializar o que já vai muito bem. “Trancoso, conhecida como Ilha da Fantasia, está cheia o ano todo. O país está nessa crise e aqui tudo segue sempre muito bem, sempre muito cheio”, diz.

As assinaturas serão recolhidas até o dia 20 de fevereiro. Na sequência, o abaixo-assinado será entregue para o presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Seguro. Aos interessados em apoiar a causa, clique aqui. 

Abaixo, o depoimento de mais moradores de Trancoso favoráveis à aprovação do projeto.

Beth Jeker, vive em Trancoso há 18 anos
Trancoso cresceu, era uma cidadezinha muito pequena, muito singela, e tornou-se uma grande cidade de turismo internacional. Tudo continua lindo, mas falta gestão. Não temos autonomia e o dinheiro arrecadado não fica conosco. Não recebemos da prefeitura de Porto Seguro nenhum tipo de apoio. Então está mais do que na hora que tenhamos autonomia e a criação da subprefeitura é o caminho.”

Gabriel Bittencourt, o Gabu
“Trancoso é gerido como se fosse um bairro do município de Porto Seguro. Tudo depende de lá e toda a manutenção realizada em Trancoso é imediatista. Trancoso cresceu, tem uma grande população e demandas de cidade, só que a gestão ainda é arcaica.”

Claudinha Pizzimenti, moradora de Trancoso há 30 anos 
“Trancoso cresceu muito nos últimos 20 anos e tem uma favelização se formando nos arredores. Há falta de saneamento, falta de estrutura… Com os escândalos que vêm acontecendo há muitos anos, a gente pede que, dentro da lei, se instale uma subprefeitura pra que o dinheiro de imposto que a gente paga fique em Trancoso. É importantíssimo que a gente tenha essa transparência e controle.” 

Bob Shevlin, do hotel Uxua
“A degradação ambiental é a principal causa de perdas de empregos no setor de turismo global. Como nos destinos turísticos de todo o mundo, a futura economia de Trancoso e a qualidade de vida de todos por aqui estão diretamente ligadas à preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico que a cidade representa. Se a criação de uma subprefeitura tornará mais fácil o lobby por transparência e legitimidade em regulação ambiental, além de serviços públicos aprimorados e algum início de planejamento sério para um futuro sustentável da região, nós absolutamente apoiamos isso.”