01.07.2020  /  19:03

Fim da pandemia é celebrado por moradores de Praga com jantar em mesa de mais de 500 metros nas ruas da cidade

Em Praga, mesa de mais de 500 m atravessa a Ponte Carlos // Reprodução Instagram

Enquanto por aqui ainda estamos longe de controlar a pandemia do coronavírus, na República Tcheca as comemorações estão rolando soltas. Nessa terça-feira, os moradores de Praga montaram uma mesa de mais de 500 metros de comprimento e realizaram um enorme jantar público para celebrar o fim do lockdown no país.  A população se espalhou pelas ruas da cidade, inclusive pela famosa Ponte Carlos, assim que o governo suspendeu todas restrições impostas pela Covid-19.

A República Tcheca foi um dos países que implementaram o bloqueio e tomaram medidas de contenção, como uso de máscaras, logo no início do surto global. Com isso conseguiu controlar a pandemia. Várias partes do mundo, inclusive dentro da própria Europa, seguem na luta contra a disseminação do vírus, e, justamente por isso, a antiga Tchecoslováquia ainda está proibindo estrangeiros de cruzarem suas fronteiras – regra que permitiu que o evento acontecesse. “Queremos comemorar o fim da crise do coronavírus com pessoas se encontrando sem medo de conhecer outras pessoas”, disse Ondrej Kobza, um dos organizadores da festa coletiva.

“Todos tinham que fazer algo para estar aqui, trazer comida ou uma flor. A ideia era que todos se envolvessem”, disse Kobza. As mesas foram enfeitadas com toalhas de mesa e flores brancas, e os moradores bebiam e compartilhavam comida enquanto o sol se punha sobre linda capital tcheca. Com uma população de cerca de 10 milhões, a República Tcheca teve cerca de 12 mil casos confirmados de Covid-19 e 349 mortes, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Esses números são relativamente baixos em comparação com alguns de seus vizinhos próximos.