15.12.2015  /  19:20

Montserrat Caballé é condenada a 6 meses de prisão e pagamento de multa

146632231DP002_Montserrat_C
Montserrat Caballé é condenada a 6 meses de prisão e pagamento de multa || Créditos: Getty Images

A cantora lírica Montserrat Caballé, de 82 anos, foi condenada, nesta terça-feira, a 6 meses de prisão – que ela deverá cumprir em liberdade – e pagamento de uma multa de 254.231 euros. O motivo? Ela foi acusada de fraude fiscal cometida em 2010, quando desviou 500 mil euros – quantia já devolvida – dos impostos devidos à Fazenda, dizendo que era residente de Andorra, enquanto na verdade vivia em Barcelona.“Sim, ratifico”, foram as únicas palavras ditas pela artista, assumindo os próprios erros, durante a reunião que aconteceu via videoconferência em sua casa, por motivo de saúde.

A ação movida contra a artista se iniciou em abril de 2014. Em maio deste ano, Montserrat foi intimada a depor, mas, além de não comparecer à sessão, não deu nenhuma explicação sobre a causa da ausência. O acordo e a sentença foram redigidas por um juiz da vara de Barcelona, e proíbem a artista, durante um ano e meio, de receber qualquer ajuda financeira vinda do governo, assim como receber benefícios ou incentivos fiscais em projetos culturais.

Sobre a artista: considerada uma da maiores cantoras líricas da história, Montserrat Caballé garantiu seu posto de diva na noite do dia 20 de abril de 1965, quando substituiu, às pressas, a cantora Marilyn Horne na ópera Lucrezia Borgia, no Carnegie Hall de NY. Mas ficou famosa no mundo todo depois de gravar a música “How Can I Go On”, com Freddie Mercury, do Queen, para os Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona (vídeo abaixo).