Vídeo de italiana sobre ‘batedores de carteira’ atinge 11 milhões de curtidas

Foto: Reprodução/Unsplash

“Attenzione, pickpocket! Attenzione, borseggiatrici!”. Se você passou algum tempo nas redes sociais nos últimos dias, com toda a certeza já ouviu essa frase. Isso porque a italiana Monica, uma mulher de 57 anos, que integra um grupo intitulado “Cittadini Non Distratti” – ou “Cidadãos Não Distraídos”, em português – tem feito barulho nas redes sociais com vídeos de pontos turísticos, estações de trem ou metrô e lojas gritando a expressão, que significa “cuidado, batedor de carteiras!”.

O motivo é justamente alertar as pessoas ao redor sobre os ladrões que ficam de olho em transeuntes distraídos para furtar celulares, carteiras e documentos sem que as vítimas percebam.

Monica se dedica há 30 anos à missão de prevenir turistas sobre possíveis furtos. As imagens mostram normalmente pessoas comuns, bem vestidas e camufladas na multidão, furtando objetos dentro de bolsas, bolsos e mochilas.

Em um bate-papo com a revista norte-americana Newsweek, o grupo, que conta com cerca de 40 pessoas, conta que decidiu tornar os vídeos virais para aumentar o alcance da mensagem. O primeiro perfil criado para divulgar esses registros foi suspenso do TikTok após alguns meses, mas os criadores voltaram com uma nova conta – e, é claro, deu super certo.

Atualmente, o perfil @cittadininondistratti2 tem mais de 10,8 milhões de curtidas e conta mais de 378 mil seguidores. “Falta prevenção e informação sobre o que está acontecendo na cidade, e estamos todos felizes que esses vídeos estão deixando as pessoas verem o problema em Veneza e em todas as cidades italianas”, concluiu Monica à Newsweek.

Será que a moda pega por aqui?

Veja alguns vídeos:

Sair da versão mobile