Vicky Sarfati Safra, viúva do banqueiro Joseph Safra, acaba de se tornar a primeira mulher a liderar o ranking de bilionários brasileiros da revista Forbes. A última edição da lista que compila as maiores fortunas do Brasil, saiu na sexta-feira (1). Com patrimônio estimado em R$ 87,8 bilhões, Vicky está na liderança graças a uma mudança nos critérios do levantamento, que somou sua fortuna a de seus filhos Jacob, Esther, Alberto e David. Com o resultado deste ano, ela deixou para trás o cofundador do Facebook Eduardo Luiz Saverin e o megainvestidor Jorge Paulo Lemann, que estavam a sua frente em 2022.
Nascida na Grécia, em 1952, Vicky, sucedeu o marido, Joseph Safra, que era o homem mais rico do Brasil até sua morte, há três anos. Ela herdou uma vasta gama de negócios e de ativos líquidos que a colocaram entre os 330 maiores bilionários do mundo e entre as dez mulheres mais ricas do planeta. Na América Latina, ela é superada apenas pela chilena Iris Fontbana, viúva do magnata das cervejas Andrónico Luksic.
Dedicada à filantropia, a bilionária lidera a Fundação Vicky e Joseph Safra que promove educação, artes e bem-estar hospitalar e realiza doações significativas para entidades ligadas à saúde, cultura judaica e artes em todo o mundo. Não por acaso, seu compromisso com a responsabilidade social a incluiu em outra lista – essa do GLMRM: a das 10 mulheres filantropas do Brasil.
Vicky mantém um perfil discreto e, por razões de segurança e tranquilidade, passa a maior parte de seu tempo em Crans-Montana, na Suíça, escolha de outro nome que também já esteve no topo da lista da Forbes e segue a linha low profile: Jorge Paulo Lemann.