Uma homenagem do GLMRM ao eterno publicitário Washington Olivetto

Foto Reproção Instagram

Neste domingo, 13 de outubro, com muita tristeza, comunicamos o falecimento do publicitário Washington Olivetto, um dos maiores nomes da publicidade brasileira e criador de comerciais memoráveis, como o “Primeiro Sutiã”, da Valisère, e o “Cachorrinho da Cofap”. Ele faleceu aos 73 anos. Olivetto estava internado no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, após complicações decorrentes de uma cirurgia no pulmão.

Nascido em São Paulo, em 1951, Olivetto iniciou sua carreira profissional aos 18 anos, em 1969. Apesar de ter estudado publicidade na FAAP, não concluiu o curso. Em 1974, já trabalhando na agência DPZ, ganhou o primeiro prêmio Leão de Ouro do Brasil no Festival de Publicidade de Cannes, com o comercial “Homem com mais de quarenta anos”.

Na DPZ, ele criou o icônico garoto-propaganda da Bombril, que entrou para o Guinness Book como o garoto-propaganda com mais tempo de permanência no ar. Após deixar a DPZ, associou-se à agência suíça GGK e, em 1986, ao lado dos sócios Gabriel Zellmeister e Javier Llussá Ciuret, assumiu o controle total da empresa, que passou a se chamar W/Brasil, uma das agências de publicidade mais renomadas do mundo.

Em 2010, a W/ se uniu ao grupo McCann. No final de 2017, Washington Olivetto se mudou para Londres com a família, onde foi consultor criativo da McCann Europa até 2019. Seu trabalho inspirou duas canções de Jorge Ben Jor: “Alô Alô W/Brasil” e “Engenho de Dentro”. Em 2015, foi o primeiro não anglo-saxão a entrar para o “Creative Hall of Fame”, do The One Club.

Washington Olivetto publicou recentemente seu 6º livro, Só os Patetas jantam mal na Disney, e é autor de outras obras, como Corinthians, É Preto no Branco e O que a vida me ensinou. Corintiano, foi um dos criadores da Democracia Corinthiana em 1981. Em 2013, foi homenageado pela escola de samba Gaviões da Fiel. Nos últimos anos, se dedicou ao podcast W/Cast, com 3 temporadas, e era colunista do jornal O Globo e da rádio CBN.

Nossos profundos sentimentos a família.

Sair da versão mobile