No Tips to Follow desta semana, apesar de estarmos no México investigando tudo de mais incrível por aqui, vamos falar mais um pouquinho sobre Portugal. Isso mesmo, o destino hype do verão europeu merece e nossas tips vão de A a Z. E, se você gosta de praias mais desertas, temos as praias do Algarve, além da Serra da Arrábida, motorhome e mais.
Agito na região de Algarve
Villa Moura é a mais conhecida onde as festas noturnas acontecem e os beach clubs ficam lotados de portugueses e europeus bem nascidos que disputam camarotes nas festas e bangalôs nas praias. Aqui, tocam DJs, famosos circulam e muita coisa acontece.
Este ano será uma boa disputa entre Villa Moura, no Algarve, e Comporta na Serra da Arrábida. A diferença é: qual nacionalidade você quer encontrar? Algarve tem muito mais europeus, especialmente ingleses e alemãs. Já na Comporta há brasileiros, portugues e franceses que invadem as praias com muito charme.
Os “sítios” mais fashions são a discoteca Bliss, a “praia na villa”, e os sunsets do NoSoloÁgua. Nesta região, as reservas devem ser feitas com muita antecedência e sugiro um passeio de barco pelas praias.
Sagrés, no sul de Algarve
Sagres é uma experiência diferente. É a praia do surf ou windsurf. É também a região onde acontece campeonatos de pesca submarina. É uma pontinha bem ao sul no Algarve onde você encontrará praias lindas, muita história e um sunset de tirar o fôlego.
Para assistir a este espetáculo, leve sua garrafa de vinho e dirija rumo ao Cabo de São Vicente. Tem que ir cedo para conseguir um lugar especial nas pedras, bem lá na pontinha. O céu fica vermelho e o sol entra gigantesco no mar enquanto as ondas batem nas pedras formando um show de luz e de som. Uma energia especial que não tem igual.
Sagres ainda será um destino hype. Eu digo que é como Trancoso há 25 anos. Ainda é bem rústico, com poucos hotéis de luxo, poucos restaurantes e praias maravilhosas.
Onde ficar e curtir em Sagres?
Para se hospedar, a minha dica é o Martinhal Sagres, hotel resort na beira da praia com várias opções de hospedagens que vão de quartos de frente para o mar, casas e super casas com quatro suítes, piscina privativa, jardim, etc. O hotel ainda conta com três restaurantes diferentes e kids club.
Para uma noite mais agitada, os visitantes se encontram nos bares da rua principal de Sagres. Por aqui, tudo é muito descontraído, diferente da Villa Moura onde as boates são fechadas e o acesso é mais exclusivo. Aqui, a pessoa caminha à noite para ir de bar em bar, “tomar um copo”, conversar e assistir a uma banda tocar, cada noite em um bar diferente.
São seis bares no centro da cidade. O meu preferido é o Dory, bem “roots” e diferente. O dono é italiano, o menu é mexicano e as bandas tocam rock, tema do bar. Uma mistura que deu certo.
Ou seja, um sunset espetacular, gente bonita, praias exóticas, clima de surf e energia boa. Essa é a pequena Sagres.
Praias na Serra da Arrábida
Praia do Coelho
Por não ser fácil de encontrar, essa “praia selvagem” é pouca conhecida e o melhor acesso é pelo mar, ou fazer a trilha no meio da vegetação.
Praia dos Galapinhos
Essa praia foi considerada a praia mais bonita da Europa. Águas cristalinas e uma paisagem verde lindíssima compõem o cenário.
Para chegar, dá para ir por uma trilha ou caminhando sobre as rochas desde a Praia dos Galapos, mas eu prefiro chegar de barco e aproveitar o mar, a areia branquinha e depois partir para outra praia.
Essa é a nossa última semana sobre Portugal. Mas, Portugal não vai nos abandonar, GLMRM e eu estamos aqui para mandar dicas para você. Nos envie direct que lhe enviamos mais Tips to Follow.
Sobre Tips to Follow:
Tips to Follow é uma coluna semanal que explora os segredos e encantos de cada destino, desvendando lugares alternativos que vão desde aquele vilarejo menos conhecido ao restaurante com a melhor vista, incluindo curiosidades que passam longe das rotas turísticas convencionais. São dicas preciosas que vão ajudar o leitor a personalizar as suas próprias viagens, pois Thaya Marcondes acredita que cada viajante tem a sua própria essência e anseia por experiências autênticas e enriquecedoras.
Cada texto é baseado nas próprias experiências da colunista e mergulha em um universo de descobertas, desbravando caminhos menos percorridos em lugares que muitas vezes passam despercebidos pelos guias tradicionais. Com Tips to Follow, o leitor irá explorar o mundo sob uma nova perspectiva. Vem com a gente?
Sobre Thaya Marcondes:
Publicitária apaixonada e travel lover, Thaya Marcondes encontra nas viagens que faz uma fonte inesgotável de inspiração. Morou em 4 países, visitou 15 e desde os 2 anos viaja pelo Brasil. Sua paixão pelas rotas turísticas a levou a conhecer muito mais de cada destino. Seu lema é: “Viajar é o melhor investimento e inspiração para a vida profissional”. Para seguir: @thayapmarcondes