Tips para se encantar com Istambul em apenas 4 dias de viagem

Foto: Reprodução/Unsplash

Minha última visita a Istambul foi há 12 anos. Tenho ótimas recordações e queria escrever sobre este destino que me encantou. Busquei a melhor Insider, que escreveu diretamente de Istambul, @rekonnect.

Se é sua primeira visita à cidade da Turquia, não dá para deixar de ir a alguns lugares bem turísticos, mas maravilhosos! Afinal, estamos em Istambul, algumas horinhas distantes do Brasil e rodeada de história.

O primeiro deles é a Mesquita da Hagia Sofia, que significa “sabedoria divina”. Ela foi construída como uma catedral cristã, mas foi convertida em uma mesquita muçulmana em 1453, quando o sultão otomano Mehmed conquistou Constantinopla.

Fotos: Renata Kogut

Logo ao lado está a Mesquita Azul (Blue Mosque), construída em 1609 a pedido do sultão Ahmed I, que queria demonstrar sua força e poder através de uma mesquita mais imponente que a da Hagia Sofia. Ela está cheia de vitrais lindos!

Ainda no mesmo bairro de Sultanahmet, onde ficam as duas mesquitas, está o palácio Toptaki, que serviu como centro administrativo e residência da corte imperial otomana de 1478 a 1856. O ponto alto do palácio é a exibição das joias usadas na época! Peças lindas.

Ali pertinho, vale muito a pena conhecer a cisterna da Basílica, construída no ano 532 a pedido do imperador Justiniano. A construção é realmente incrível! Não deixe de fotografar a linda estátua da Medusa que está no meio da cisterna.

Não dá para não conhecer o famoso Grand Bazar! Um lugar imenso, cheio de lojinhas onde você encontra de tudo:  joias, semijoias e bijoux, além dos lindos tapetes e almofadas. O bazar é imenso e lotado, mas é muito divertido!

Perto do Grand Bazaar está o bazar de especiarias (Spice Bazaar). “Fiquei louca com a variedade e quantidade de especiarias vendidas!” @reKonnect é fã de gastronomia e tem feito eventos de ayuverda, imagino como ela ficou vendo tanto variedade de especiarias no mesmo lugar. No spice bazar você encontra muitos chás, pós, frutas secas e temperos! Uma alegria para quem gosta de experimentar tudo isso!

Outras Tips  bacanas:

Provar o banho turco em um Hamami (casa de banhos antiga). Fomos no Cagaloglu Hamami, no bairro de Sultanahmet (https://cagalogluhamami.com.tr/en/). O lugar já é lindo por si só! Existem várias opções de serviços. Fizemos uma sauna de 15 min, seguida de uma boa exfoliação no corpo todo, e uma massagem com espuma de banho que durou 35 minutos (80 euros). No final, super relaxada, você ainda toma um chá turco e prova uns docinhos bem típicos.

Pontos para valer a pena as TIPS

Sair da versão mobile