Tannat, a casta tinta que é destaque no Uruguai

Processed with VSCO with hb1 preset

Dentre as castas tintas está a uva Tannat, que, apesar de ter como maior área de cultivo o Uruguai, na verdade é originária do sudoeste da França e foi aclimatada no país da América do Sul no século XIX, trazida por imigrantes bascos espanhóis.

Os vinhos feitos com Tannat são bem estruturados e complexos e normalmente tem elevado teor alcoólico, com aromas, por exemplo, de frutas vermelhas maduras e especiarias. Na boca, traz a presença forte de taninos que inclusive é o significado da palavra Tannat.

Hoje em dia, as vinhas de Tannat ocupam quase metade a área plantada do país. Vale um destaque para um rótulo incrível que degustei por lá na bodega familiar Establecimiento Juanicó: Don Pascual Shiraz Tannat safra 2002, vinho de 22 anos, da que foi considerada uma das melhores colheitas dos últimos 40 anos da vinícola.

Fiz uma seleção de 5 tannats uruguaios que mais gosto, considerando que o país tem várias regiões produtoras como Canelones, por exemplo, e cerca de 280 vinícolas, como Juanicó, Bouza, Bodega Artesana, Pizzorno e Viña Edén:

 

Sair da versão mobile