O podcast narrativo mais comentado no Brasil nesse momento, “A Mulher da Casa Abandonada”, escrito e apresentado por Chico Felitti no Spotify, virou assunto até na imprensa internacional. Correspondente no país da agência de notícias EFE, líder na produção de conteúdo em língua espanhola, Alba Santandreu visitou, dias atrás, a mansão caindo aos pedaços de Higienópolis, em São Paulo, habitada unicamente pela misteriosa Margarida Bonetti.
O programa em áudio narra a história da mulher, herdeira de uma rica família, que foi acusada nos Estados Unidos de manter, por quase 20 anos, uma empregada em condições análogas à escravidão, além de agredi-la e negar atendimento médico.
A visita de Santandreu rendeu uma longa reportagem, que de cara já classificou a trama da vida real de Bonetti como “o caso que está fascinando os brasileiros atualmente”. A jornalista também ouviu pessoas no local, que virou ponto de aglomeração de curiosos e onde foi pichada a palavra “escravocrata”.
Presente em 120 países, a EFE distribui suas reportagens em espanhol e também em inglês para órgãos de mídia do mundo inteiro, o que possivelmente deve ter atraído a atenção também de suas centenas de milhões de leitores de todos os cantos do planeta. E a discretíssima Bonetti, que teve seu lar invadido pela polícia nessa quinta-feira, além de estar sendo procurada por credores, agora vê sua peculiar história de vida mencionada mundialmente graças ao trabalho de Santandreu.