O circuito de Monza, localizado perto de Milão, na Itália, é conhecido como o templo do automobilismo e será palco da próxima etapa da F1, já neste final de semana (03). Pista essa que é composta por 11 curvas ao todo, sendo 7 delas para direita e 4 para a esquerda, com três zonas de acionamento do DRS (sistema de Redução de Arrasto), que facilita a realização de ultrapassagens.
Outras características muito únicas da pista são as longas retas com curvas de alta e baixa, o que causa um desgaste dos motores e freios, do qual as equipes têm que ficar de olho. Muitas vezes elas acabam tendo que adotar configurações específicas para que os carros atendam as necessidades exigidas pela pista. Mas o mais curioso é que o dono da volta mais rápida desse circuito continua sendo o piloto brasileiro Rubens Barrichello, com uma volta voadora de 1:21.046 realizada em 2004.
De visual novo – Scuderia Ferrari apresenta aparência provisória
Correndo em casa, a equipe italiana apostou em um novo visual, tomará que traga sorte e quebre essa maré de azar da qual a equipe vem enfrentando há algum tempo. Nesta terça-feira aconteceu a apresentação oficial dos carros para a 14ª etapa da temporada, que remeteu muito à pintura usada no Mundial de Endurance.
E não foi só o carro que passou por mudanças. O figurino de Charles Leclerc e Carlos Sainz, mais conhecido como macacão de corrida, também ganhou uma nova identidade visual. Até porque, que graça teria só os carros com cara nova? Tem que ser serviço completo.
Dessa forma, ambos os pilotos da Scuderia italiana também apresentaram as novas pinturas de seus capacetes, que combinam com as cores da Ferrari e do templo.
Leclerc apostou mais no uso do amarelo e deixou o detalhe, seu número 16 em vermelho e branco, que trouxe um contraste incrível para o capacete, e claro que a #JB17 não faltaria no capacete novo. Jules Bianchi era um piloto de F1 que faleceu após um grave acidente em 2015, mas ele e Leclerc eram muito próximos e unidos, por isso do Monegasco sempre faz questão de mencioná-lo e lembrá-lo.
A Ferrari se encontra como quarta colocada no Mundial de construtores com 201 pontos e Carlos Sainz em quinto com 102 pontos, ao mesmo tempo em que Charles Leclerc é o sexto colocado com 99 pontos somando as 13 etapas.
Brasileiro no Treino Livre 1 na sexta-feira
Sim, para alegria dos torcedores teremos o prazer de ver o paranaense Felipe Drugovich guiando a Aston Martin durante o treino livre na Itália. Ele venceu o campeonato da Fórmula 2 em 2022 e logo foi contratado pela equipe de F1 como piloto reserva, fazendo a sua estreia com a equipe logo depois, mas até mesmo substituir o piloto canadense Lance Stroll, que havia se acidentado, ele fez guiando o carro na sessão de treinos do GP de Abu Dhabi.
Dessa vez ele volta a sentar no carro e matar saudades de guiar um carro de fórmula. A ideia da equipe é também investir no Felipe e a própria Aston Martin afirmou: “o próximo passo no desenvolvimento de Felipe”
Porém, olhando também para o lado prático, as equipes têm que cumprir a regra que a Fórmula 1 impõe, que cada equipe é obrigada a escalar um piloto novato em pelo menos dois treinos livres ao longo da temporada. Regra essa que, se diga de passagem, foi uma ótima ideia a introdução na F1, dando assim mais oportunidade aos pilotos de estarem mais perto dos carros e de mostrarem para as equipes o seu valor ou até mesmo ajudar com seus feedbacks e análises.
“Mal posso esperar para voltar ao volante do AMR23. O carro esteve ótimo quando eu pilotei nos testes de pré-temporada, e será fascinante sentir como ele evoluiu desde então. Passei muito tempo no simulador ajudando a desenvolver o carro, então entender como isso se correlaciona às coisas de verdade será muito valioso para mim também”, disse o piloto brasileiro.
No campeonato de construtores, a Aston Martin é a terceira colocada com um total de 215 pontos. Fernando Alonso possui até agora 168 pontos, como terceiro colocado também, e Lance Stroll é o nono com um total de 47 pontos.
Sobre a pista
Inaugurada em 1922, é considerada uma das pistas mais antigas do mundo e por isso já recebeu corridas históricas da categoria, carregando uma história e uma importância para o mundo do esporte a motor como um todo, e não apenas a F1.
Com extensão de 5,793 km, se torna uma das pistas mais velozes do calendário, com suas longas retas e curvas, apesar de todas as reformas e modificações já feitas. Serão 53 voltas completadas na corrida do domingo e o último vencedor foi Max Verstappen, o piloto mais cotado para vencer o campeonato neste ano e se tornar tricampeão mundial de F1.