Em um momento em que a moda celebra a diversidade, Rita Carreira tem se destacado como uma das maiores protagonistas desse movimento. Além, claro, de influenciar novas gerações que se espelham em sua trajetória profissional.
Desde que estreou nas passarelas em 2011, levantando a bandeira da inclusão de corpos diversos, Rita chama a atenção não apenas pela sua beleza, mas pelo seu alto astral contagiante. “Tudo começou com um convite para acompanhar minha irmã em um trabalho. Na ocasião, ouvi da organizadora do desfile que eu deveria investir na carreira de modelo. Logo pensei: ‘Meu Deus, essa mulher está louca! Eu, modelo? Como assim?’”, diverte-se.
A ascensão no mercado de moda foi rápida. Além de estrelar campanhas para marcas de beleza, Rita também é destaque nas passarelas: desfilou na São Paulo Fashion Week para as grifes Handred e Isaac Silva, além de ter sido a única modelo brasileira plus size na capa da “Vogue” e no desfile da Carolina Herrera, que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro.
Essa performance rendeu-lhe a inclusão na lista “Forbes Under 30”, que destaca os jovens mais promissores do país, além do ranking “Instagram Global”, onde é citada como uma das mulheres com maior influência no movimento body positive no Brasil.
Neste momento, Rita cumpre agenda internacional: desfilou em Nova York para a estilista Patricia Bonaldi e em Milão para Karoline Vitto, além de firmar compromissos profissionais em Paris.
Ao GLMRM, Rita revela algumas particularidades, como seu gosto por um estilo pessoal confortável, principalmente usando peças de alfaiataria, e diz que o que mais lhe faz bem é estar perto da família. “O que mais me inspira é sair do óbvio. O que me deixa de mau humor? Ficar com fome”, conta.
Rita é casada com o modelo Mohamed Deme. Eles se conheceram em 2016 e se casaram no Senegal em 2022, seu país de origem. Detalhe: ele era estoquista antes de ser “descoberto”. “Meu lema de vida é: ninguém é obrigado a nada. Se fizer algo, não espere nada em troca, faça por você!”, finaliza.