O livro “Fasano dal 1902…”, publicado pela editora DBA, foi lançado nessa quarta-feira (25) trazendo a história dos 120 anos de uma das marcas mais emblemáticas do país. Em 160 páginas, ricamente ilustradas por fotografias de época e atuais, o livro reconstitui a trajetória da família Fasano desde a chegada do imigrante milanês Vittorio, fundador da Brasserie Paulista, em 1902, até a recente abertura do Hotel Fasano em Nova York, em fevereiro de 2021.
A trajetória de superação de Gero Fasano, à frente da marca há 40 anos, é o fio condutor da narrativa. E a narrativa não economiza nos detalhes íntimos e saborosos – a começar pelo episódio que conta como o rapaz de 18 anos, estudante de cinema em Londres, descobriu pelo jornal que o pai, Fabrizio Fasano, estava à beira da falência. Desde então, a determinação desse self-made man diferente, pôs o sobrenome da família em nove hotéis e 27 restaurantes em três países.
O livro ajuda a entender como Gero, que fracassou com sua primeira empreitada – o Jardin Gastronomique Fasano, dedicado à nouvelle cuisine francesa – tornou-se um dos mais respeitados restaurateurs do país. Incansável na busca da perfeição, seja no serviço ou na cozinha, Gero tem um jeito muito particular de compreender o que é luxo e sofisticação. Suas convicções se traduzem no gestual dos garçons, na escolha dos ingredientes italianos – que chegaram a ser pessoalmente contrabandeados pelo empresário no passado – e ajudaram a imprimir a identidade da marca Fasano. São elas também que embasam a bem-sucedida sociedade com a JHSF, que impulsionou a internacionalização do grupo.
A publicação, que será comercializado em todos os hotéis do grupo, se encerra com uma coletânea de receitas – foram selecionados apenas oito pratos e oito drinks, pinçados entre os clássicos que a família ajudou a popularizar.