Renata Fontanetti indica 5 restaurantes italianos em São Paulo

Divulgação

A chef de cozinha indica os seus hotspots favoritos na cidade!

Nada melhor do que receber dicas de onde comer de um chef de cozinha, já que tem os melhores roteiros gastronômicos. Sejam opções mais tradicionais ou aqueles achados que ninguém conhece, a ideia é descobrir sabores novos e lugares que vão ficar na memória. Pensando nisso, convidamos a influenciadora digital Renata Fontanetti para compartilhar seus hotspots italianos favoritos em São Paulo.

“Gosto de conhecer novos restaurantes italianos, pois tenho muito amor pela cozinha afetiva, já que tenho ascendência italiana. Meus pais costumavam cozinhar massa para mim, então me sinto mais próxima do país e a gastronomia tem esse poder de me transportar para diversos lugares”, conta Renata.

Vicolo Nostro Italiano

Eu sou apaixonada pela culinária italiana, sempre apreciei uma boa massa. Esse restaurante foi um achado e tem um ambiente muito acolhedor e sofisticado. Ele fica localizado em um casarão clássico no Brooklin, zona Sul de São Paulo, e é inspirado no Norte da Itália. Os pratos são preparados pelo chef Cristiano e conta com muita variedade de massas e pães de produções artesanais. Eu particularmente indico o prato Pansotti Di Bacallà, uma massa fresca recheada de bacalhau com molho de alho poró e ovas de tobiko. Uma delícia!

Endereço: Rua Jataituba, 29 – Cidade Monções

 

Carlino Restaurante

Desde 1881, este é o restaurante mais antigo de comida italiana em São Paulo! Localizado na Vila Buarque, é uma tratoria aconchegante, clássica e com ambiente familiar de cantina tradicional. O menu é diverso e a carta de vinhos também. Eu recomendo de entrada o pão caseiro inspirado na “focaccia”, que são fatias de pão de calabresa, sardella e zucchine sott’olio. Para o prato principal, o Ravioli do baccalà, que traz recheio e molho com bacalhau, que é divino. E para sobremesa, o cannoli siciliano.

Endereço: Rua Epitácio Pessoa, 85 – Vila Buarque

 

Sugheto

O restaurante tem o lema “um restaurante escondido”, porque é realmente um achado no centro de São Paulo. Ele traz uma decoração rústica e elegante, mas que garante um toque de aconchego para o ambiente. Já nos pratos, existem vários clássicos italianos! Minha dica é pedir de entrada uma porção de bruschettas mistas que levam um toque especial do chef – são duas de mozzarella de búfala e molho de tomate e duas de funghi, linguiça e mozzarella de búfala. Já de prato principal, indico o Spaghetto Quadrato Alla Carbonara, uma receita típica de Roma, cidade natal do chef, feita com gema de ovo caipira, pimenta do reino, queijo pecorino romano e pancetta de porco caseiro. Tudo muito delicioso!

Endereço: Rua Augusta, 2542 – Jardim Paulista

 

Dhomus

Localizado no Jardim Europa, o ambiente do restaurante é super acolhedor e fresh. O espaço é amplo, possue um terraço e todo no mood madeira e branco, com luz amarela baixa, criando uma atmosfera super intimista. Para organizar o menu, o chef Carlos Vesentini selecionou uma variedade de pratos excepcionais – e os que eu mais gostei foram couve-flor assada ao pesto de tomate seco, cítricos, amêndoa, alcaparra e hortelã com iogurte e o risoto de camarão na manteiga e sálvia ao limão e alcaparra.

Endereço: Rua Amauri, 27 – Jardim Europa

 

Fame Osteria

Localizado na Oscar Freire, o restaurante do chef romano Marco Rezentti de comida italiana é super conceitual, com ambiente clean e sofisticado. Se você quiser ter uma experiência gastronômica completa, sugiro provar o menu degustação de 11 tempos, mas vale lembrar que é necessário reservar com antecedência, são apenas quatro mesas e um balcão. É uma experiência incrível, pois todas as mesas são servidas ao mesmo tempo.

Os meus preferidos para entrada foram lascas de jamón serrano de sabor suave, pão de fermentação natural de casca crocante e o intenso azeite extravirgem da Serra da Mantiqueira, além do atum cru em emulsão de ovas de ouriço do mar e folhas de hibisco. Já como principal, o cavatelli servido com vôngole, mexilhão e berinjela, e o arroz com camarão e bottarga.

Endereço: Rua Oscar Freire, 216

Sair da versão mobile