Rainha consorte, Camilla faz primeira declaração pública em homenagem à rainha Elizabeth II: ‘Sentimos muito a falta dela’

Foto: Julian Parker/UK Press via Getty Images

A manhã desta sexta-feira (18) começou agitada dentro do Palácio de Buckingham com o primeiro discurso oficial da rainha consorte Camilla Parker Bowles. A esposa do rei Charles III recebeu os vencedores do Commonwealth Essay Competition 2022 e emocionou o público em uma homenagem tocante à rainha Elizabeth II, falecida em setembro

Camilla recebeu os ganhadores da competição de escrita entre jovens da Comunidade das Nações que fizeram parte do Império Britânico. Ao parabenizar os premiados, relembrou que desde 1952 a mãe de Charles era patronesse da The Royal Commonwealth Society e aproveitou para agradecer o apoio dos súditos britânicos enquanto ela e seu marido se recuperam da perda da monarca, já que sentem muita falta dela. 

“Nós sentimos muito a falta dela. Ao longo de seu notável reinado, seu desejo de melhorar a vida e as perspectivas de todos os cidadãos da Comunidade das Nações permaneceu, como vocês sabem, no seu coração”, disse.  

“Ao longo dos últimos meses, eu e o meu marido temos encontrado enorme conforto nas mensagens de carinho que recebemos, dos quatro cantos do mundo. Elas nos lembram da habilidade única da palavra escrita em conectar, curar e dar esperança em meio ao luto”, acrescentou. 

A rainha consorte foi amante de Charles III durante vários anos e foi um dos pivôs do conturbado casamento entre ele e Lady Di na década de 1990. Em 2005, o casal trocou alianças. 

Em fevereiro desse ano, a rainha Elizabeth foi direta em uma mensagem expressando seu desejo para que Camilla fosse coroada rainha após a sua morte. Diante das celebrações do seu Jubileu, celebração dos 70 anos do seu reinado, a monarca declarou: 

“Permaneço eternamente grata e honrada pela lealdade e carinho que vocês continuam me dando. E quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, eu sei que vocês darão a ele e a sua esposa Camilla o mesmo apoio que vocês me deram; e é meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como rainha consorte enquanto continua seu próprio serviço de lealdade”. 

Veja o vídeo do discurso a seguir: 

Sair da versão mobile