Excelência em Sustentabilidade reconhecida pela GSTC, referência Global em hospitalidade, com experiência autêntica em hospitalidade e conexão com a natureza
Se tem algo que me fascina nas minhas viagens é descobrir lugares de natureza que não apenas encantam, mas se preocupam com o meio ambiente e o impacto que podem causar ao seu redor. Em Paraty, cidade Patrimônio Mundial da UNESCO, a Pousada Literária se destaca como um oásis de sustentabilidade e hospitalidade no Centro Histórico, a poucos passos do burburinho dos bares, restaurantes e ateliês.
A Pousada Literária, integrante do Grupo OCanto, é uma das primeiras da América do Sul a receber a certificação Global Sustainable Tourism Council (GSTC). Essa é uma conquista e tanto, que vai além da arquitetura preservada ou da decoração charmosa. É um compromisso com práticas que impactam positivamente tanto o ambiente quanto a comunidade local.
O certificado GSTC é uma referência no setor hoteleiro de todo o mundo, um selo de aprovação concedido a destinos, empresas de hotelaria e trades que colocam em prática os mais rígidos critérios de sustentabilidade. Essas regras abrangem áreas como gestão ambiental, conservação da biodiversidade, proteção do patrimônio cultural e apoio econômico local.
Imagine caminhar pelas ruas de paralelepípedos do Centro Histórico de Paraty e encontrar um refúgio onde a sustentabilidade é tão importante quanto o conforto. Com 28 suítes e villas distribuídas em um conjunto de casarões coloniais, a Pousada Literária é a anfitriã perfeita para descobrir a cidade da maneira mais autêntica, em experiências de conexão com a floresta, cultura, história e gastronomia da região. Ou seja, eles não só acolhem os hóspedes com um serviço afetivo e cuidadoso, mas também os convidam a mergulhar na riqueza cultural e natural da região.
O programa inclui experiências em outros empreendimentos do Grupo OCanto, como um café na Livraria das Marés, que tem um acervo maravilhoso e dá para passar uma tarde inteira. Tem também uma experiência gastronômica no restaurante Quintal das Letras ou na escuna gastronômica Maria Panela, ancorada no Saco do Mamanguá.
Dentro do tema sustentabilidade, a gastronomia da pousada destaca os elementos da culinária caiçara, com boa parte dos ingredientes produzidos na vizinha Fazenda Bananal, também do Grupo. A Bananal apoia um programa chamado Cultivar, de incentivo a agricultores locais para o plantio de produtos nativos como palmito Juçara, cogumelos e cacau. Tudo delicioso e cultivado ali, pelos pequenos produtores.
Para receber a certificação GSTC, a pousada passou por um processo de avaliação que leva em conta dezenas de critérios e centenas de indicadores, que levam em conta o impacto positivo no território na qual está inserida. Mas não é só a Pousada Literária que brilha nesse movimento. O Grupo OCanto tem outras marcas que seguem o mesmo propósito. O nome OCanto é inspirado pelos diferentes “cantos e encantos” do Brasil, além do canto dos pássaros, da natureza e das pessoas. Eles têm mais duas pousadas incríveis: a Trijunção, no Cerrado, na divisa entre Bahia, Goiás e Minas Gerais, e a Tutabel, pé na areia na Praia de Itapororoca, em Trancoso.
Mais do que um lugar para se hospedar, as marcas OCanto levam a uma experiência de imersão na história, nos saberes e sabores de cada região, promovendo um turismo que realmente enriquece a vida das pessoas e protege os lugares que amamos. Conectar-se com a essência de Paraty, suas histórias, sabores e belezas naturais, é o que torna uma estadia na Pousada Literária tão especial.