Mudanças na realeza! O príncipe Andrew e o príncipe Harry não poderão usar seus antigos uniformes militares durante eventos em homenagem à rainha Elizabeth II, que morreu na última quinta (8). A decisão veio após o filho e o neto da monarca se afastarem de seus papéis como membros seniores da família real.
De acordo com o Daily Mail, Andrew poderá usar seu traje apenas na vigília final em Westminster Hall. Já o duque de Sussex não terá o mesmo privilégio.
“Sei que ao contrário de Andrew, o príncipe Harry não poderá usar uniforme na vigília final em Westminster Hall. Sem dúvida, é um grande golpe para o duque de Sussex, que serviu por 10 anos e esta manhã falou da rainha como sua ‘comandante-chefe”, escreveu o jornalista Omid Scobie no Twitter.
Outros membros da família real que vêm trabalhando em compromissos oficiais usarão os uniformes quando participarem das cerimônias do período de luto pela rainha Elizabeth II.
Andrew é ex-oficial da Marinha Real e manteve seu posto como vice-almirante, mas abriu mão do seu status de Sua Alteza Real e foi destituído de todos seus cargos militares honorários após vir à tona sua amizade com Jeffrey Epstein, financista americano que se matou na prisão após ser condenado por formar uma rede de prostituição de adolescentes em 2008.
O próprio príncipe Andrews foi acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre no início dos anos 2000, quando a advogada americana era uma adolescente de 17 anos. Ela, que declarou em sua ação judicial ter conhecido o príncipe por meio de Jeffrey Epstein, chegou a um acordo milionário com o britânico em fevereiro.
Já o duque de Sussex decidiu renunciar seu papel como membro sênior da realeza em janeiro de 2020. Após essa decisão, ele e Meghan Markle se mudaram para os Estados Unidos, onde moram com os dois filhos: Archie, de 3 anos, e Lilibet Diana, de 1.
Essa mudança fez com que ele perdesse seus títulos militares honorários. O duque e a duquesa de Sussex deixaram suas atividades como patronos de instituições culturais e filantrópicas.
Homenagem de Harry à rainha Elizabeth II
Em um texto divulgado pelo diário britânico The Telegraph, o príncipe Harry fez uma homenagem à sua avó e falou sobre o legado que Elizabeth II deixará: “Ela era mundialmente admirada e respeitada. Sua graça e dignidade inabaláveis permaneceram verdadeiras ao longo de sua vida e, agora, em seu legado eterno”.
“Façamos eco das palavras que ela disse após o falecimento de seu marido, o príncipe Philip, palavras que podem trazer conforto para todos nós agora: ‘A vida, é claro, consiste em despedidas, bem como em primeiros encontros'”, ele escreveu.
Por fim, Harry falou que, por mais que seja a despedida, é eternamente grato pelos momentos que viveu ao lado da monarca: “Vovó, embora esta despedida final nos traga grande tristeza, sou eternamente grato por todos os nossos primeiros encontros – desde minhas primeiras lembranças de infância com você, até conhecê-la pela primeira vez como minha comandante-em-chefe, até o primeiro momento em que você conheceu minha querida esposa e abraçou seus amados bisnetos”.