O céu é o limite, mas para o Phenom 300 da Embraer, parece que o limite agora é conquistar os Estados Unidos. Esse modelo médio de jato executivo, que tem assentos para até nove passageiros, tornou-se o avião particular mais voado em território americano no último ano. Com mais de 360,000 decolagens e pousos, ele superou em 1.400 voos o modelo Cessna Citation Excel da Textron, que dominava as pistas e os céus dos EUA há 15 anos.
Um dos modelos mais “populares” da empresa brasileira, o Phenom 300 não sai da fábrica por menos de US$ 8,2 milhões (R$ 39,8 milhões), e mesmo mesmo assim vende horrores desde seu lançamento, em 2009. Ivete Sangalo, aliás, é uma das celebridades que optaram pelo luxo e desempenho desse avião brasileiro.
Há tempos considerada uma das melhores aeronaves executivas de sua categoria, o Phenom 300 meio que se tornou um símbolo que representa a eficiência, o luxo e a qualidade em um pacote aéreo bastante sedutor e “made in Brazil”. Para a Embraer, principalmente, nunca foi só mais um jato, e agora também é o jato que fez os Estados Unidos olhar para o céu e ver a qualidade da aviação brasileira.