Em um mundo digitalizado, a internet tem se tornado ferramenta crucial para diversos aspectos, até mesmo para encontrar o amor. Um relatório do Estado da Nação de 2023 do Bumble revelou que pessoas que se identificam como parte da comunidade LGBTQIAP+ tendem a usar mais a tecnologia e a comunicação digital para desenvolver e viver seus relacionamentos do que os heterossexuais.
O estudo mostrou que 53% dos entrevistados LGBTQIAP+ preferem usar meios digitais para investir em alguém romanticamente ao invés do famoso ‘cara a cara’, quase 40% a mais que os heteros.
O relatório revelou também que cerca de 46% das pessoas LGBTQIAP+ se sente mais à vontade para usar a comunicação digital para discutir assuntos como exclusividade, ‘assumir a relação’ e discutir objetivos do relacionamento a longo prazo com seus parceiros. Em contrapartida, apenas 1 em 4 (26%) dos heterossexuais optam por ter essas conversas online.
No entanto, voltando para a vida fora da internet, tanto a comunidade LGBTQIAP+, como os heterossexuais preferem dizer “eu te amo” pessoalmente. Além disso, o estudo apontou que ambos compartilham aspirações semelhantes quando o assunto é casamento. Quase 9 em cada 10 pessoas expressaram que não precisam de uma certidão de casamento ou união legal para ter um compromisso significativo com seus parceiros.