O fim do mundo está próximo e a culpa é do TikTok, afirmam analistas de Wall Street

Reprodução/Unsplash

Apertem os cintos, porque o fim do mundo está perto. E, ainda mais surpreendente que esse Armageddon é a alegação de que o mesmo será causado pelo TikTok, o aplicativo do momento, conforme informaram em um relatório recém-publicado um grupo de – acredite se quiser – analistas gabaritados de Wall Street.

Feito por profissionais da respeitada firma americana de pesquisas econômicas Bernstein Research, seus autores acusam o app controlado pela gigante chinesa ByteDance de usar um algoritmo que torna seus usuários “adictos” em viralização de seus conteúdos, ao ponto de só sentirem prazer quando algum de seus vídeos faz um sucesso fora do comum.

“É como se os usuários do TikTok tivessem um ‘sensor de fissura’ que funciona somente quando suas postagens não atingem a audiência esperada, como acontece com os usuários de cocaína”, escreveram os engravatados.

De acordo com esses experts, essa suposta sina seria apenas a ponta do iceberg, que da água para baixo teria uma “tiktokzação” generalizada resultando em outras empresas adotando o mesmo tipo de tática para conquistar clientes, algo que, por sua vez, resultaria numa espécie de auto extinção.

Mas, também não custa lembrar que o TikTok, apesar de ter milhões de usuários nos Estados Unidos, nunca foi bem visto pelo governo e responsáveis pela roda que gira a economia do país. Inclusive, existem inúmeras teorias conspiratórias dando conta de que a rede social nada mais é do que um “Cavalo de Troia” que carrega em seu interior membros do partido comunista da China ávidos por tentar conquistar o mundo.

Sair da versão mobile