Com a vista do Vale do Quilombo, em Gramado, o Castelo Saint Andrews é um achado dos mais exclusivos no Brasil. Além do luxo e da vista deslumbrante, entre os destaques também estão a adega gourmet e o restaurante Primrose, comandado pelo chef Fernando Becker, que recentemente passou uma temporada estudando no Instituto de Culinária Suíça do SEG – Swiss Education Group, em Montreux, nos alpes suíços.
O chef destaca que, durante a temporada de estudos, o que chamou sua atenção foi o movimento de valorização da cultura local dos produtores da região. “A Suíça me trouxe um nível de exigência e cobrança maior do que eu já possuía. O respeito que o cozinheiro tem com o ingrediente me fez enxergar além. A grande vivência nesta temporada foi absorver o máximo de conhecimento e registrar cada momento para nunca mais esquecer essa imersão de cultura e respeito com a alta gastronomia. Existe respeito entre os profissionais e a gastronomia produzida. Existe respeito pelo ato de servir bem”, afirma Fernando.
A partir desses conhecimentos, o chef apresenta mudanças no cardápio do hotel. “O cardápio está na reta final de desenvolvimento. Alguns pratos permanecerão, entretanto, outros, com um conceito mais elaborado e detalhado, virão para fazer parte desse novo momento. Nesse menu pensei muito nos sabores e me apeguei aos detalhes. Não quero entregar o jogo ainda, mas será algo surpreendente, com muita técnica e apelo local”, revela, adiantando que entre as novidades estão pato, farinha de uarini, queijos locais e importados, chorizo e batatas em várias texturas.
O Castelo Saint Andrews trabalha com eventos de menus harmonizados, que são divulgados com seis meses de antecedência. O café da manhã e o chá da tarde já tiveram modificações no decorrer do ano.
“O hóspede poderá se identificar neste processo da gastronomia como um todo. Desde o recebimento do cliente, na mesa pelo garçom, até sua solicitação de prato, técnica, sabor, aroma e ingredientes utilizados que farão com que sua experiência seja inesquecível. Queremos ir além de somente servir. Buscamos memórias e lembranças para que esse momento se eternize”, finaliza o chef.