Formado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia em 1980, David Bastos começou na profissão trabalhando com habitação popular em Salvador e urbanismo no interior do estado. Seu estilo versátil combina elementos contemporâneos com clássicos, criando espaços elegantes e funcionais.
É conhecido por projetos de casas de praia que enfatizam a conexão com a natureza e possui a habilidade de adaptar-se a diferentes contextos culturais, com projetos internacionais no portfólio. Bastos valoriza a funcionalidade, conforto e detalhes em seu trabalho, deixando para o mundo projetos criativos no campo da arquitetura e design de interiores.
David Bastos mostra ao GLMRM o antes e depois de alguns de seus projetos:
Primeiramente, como você define seu trabalho?
“Eu caracterizo meu trabalho como atemporal, uma abordagem que se mantém ao longo do tempo, evitando ser datada e sempre mantendo sua relevância”, explica. Abaixo, projetos antes e depois de sua intervenção:
Projeto 1: Apartamento no Jardim Paulista!
Fotos: Tuca Reines
Localizado em São Paulo, no Jardim Paulista, este apartamento em edifício neoclássico perto do hotel Unique possui 1057 m² e passou por uma reforma para atender as necessidades de um jovem casal. O projeto incluiu ajustes nas esquadrias, aberturas externas e a criação de um espaço social que se integra à cidade.
A configuração original permitia o acesso a pavimentos intermediários e um rooftop, agora usado como escritório do casal. A nova área social valoriza a convivência e a conexão visual com a cidade, incorporando elementos da fachada e marcenaria, resultando em elegância e conforto visual. Confira como ficou:
Fotos: Tuca Reines
“Eram muitos compartimentos, que refizemos para criar um espaço mais funcional e moderno. A antiga cozinha foi transformada em espaçosa sala de jantar, enquanto uma grande área de serviço foi convertida em cozinha contemporânea, mantendo a área de serviço generosa. A circulação vertical foi repensada, unificando os três andares por um único ponto de acesso em cada pavimento. A área social, incluindo o espaço gourmet e lazer, foi integrada para criar espaços amplos e convidativos. Os elementos de revestimento, o mobiliário brasileiro e italiano e as obras de arte envolvem, num equilíbrio, as questões técnicas antecessoras, viabilizando o conforto e o bem-estar, sem que se perca a personalidade vibrante dos clientes”, explica David sobre métodos usados no trabalho.
Projeto 2: Apartamento em Copacabana!
Localizado na tradicional praia carioca, o pied-à-terre é do próprio arquiteto David Bastos: um apartamento de 250m² com a estética art déco da década de 1940 totalmente preservada. Este projeto marca a primeira incursão de David nesse estilo. Durante a reforma, ele manteve a disposição original dos cômodos, que já eram generosos, e adicionou um toque de elegância revestindo os portais que ligam a sala de estar, sala de jantar e escritório com mármore Rafaello, também usado no rodapé de 40 cm de altura. Confira o antes:
“Busquei manter as características da arquitetura da época em que o prédio foi construído, em 1945. Restaurei e preservei os pisos originais e as janelas externas, além de revestir os pórticos com mármore, mantendo a essência da época. Realizei intervenções significativas nas áreas da cozinha e serviço, resultando em uma estética art déco com elementos contemporâneos que harmonizam perfeitamente”. Olha só como ficou:
Em tempo: onde você encontra tanta inspiração?
“Minha fonte de inspiração para me manter sempre atual é o mundo ao meu redor. Encontro em minhas viagens, na arte e ao observar o comportamento e as tendências de consumo das pessoas. Além disso, busco na perspectiva dos jovens, que muitas vezes trazem uma visão fresca e inovadora para o design e a arquitetura.”
Que talento, hein?