Maria Homem: Como ficam o amor e as relações na retomada?

Divulgação

A psicanalista e escritora Maria Homem falou da importância de se atentar às novas formas de lidar com o amor e as relações nesse período de pós-pandemia e retomada. Em live com Joyce Pascowitch, ela ressalta que o essencial no momento de se apaixonar é “valorizar a presença do outro no mundo”, que é o motivo de fazer a alma feliz.

As transformações do amor, título de seu novo livro, foi o tema do papo. Ainda falando sobre as novas possibilidades de se relacionar, Maria diz que o encontro entre duas pessoas acontece quando há algo profundo dentro do ser que se move, tornando-se “a fonte da pulsão”, ou o sentimento de êxtase e felicidade que se sente quando está apaixonado. Tudo isso acontece ainda com os seres humanos desejando estar apaixonados: “A vontade de se sentir bem acaba sendo reflexo de consumismo – de sempre querer algo”, disse.

A psicanalista diz que para ter sucesso nas relações é preciso estar sempre resolvidos em nós mesmos, cada um ancorado em seu eixo. “Ou o match permanece, ou cai na ilusão. Ou o eixo do outro muda, ou estamos ancorados no eixo. Os dois sujeitos precisam estar ancorados o melhor possível em si mesmos, para a ‘magia do encontro’ dar certo.”

Confira a íntegra do papo no vídeo abaixo:

Divulgação
Sair da versão mobile