GP de Austin de F1 teve desde quebra de jejum até mudança no resultado final da corrida

Foto Reprodução IG @F1

Com pódio que havia sido formado por Red Bull, Mercedes e McLaren, o Grande Prêmio de Austin se encaminhava para o fim, mas uma penalização após 3h do evento veio e mudou todo o grid, incluindo o pódio.  

 

Punição e confusão

 O que a princípio era pra ser um bom final de semana para a Mercedes, acabou se tornando um pesadelo. Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desclassificados da corrida, devido a prancha de ambos os carros que não passaram no teste e apresentaram falha no controle da altura. 

Cômico mas nem tanto, Hamilton e Leclerc se uniram e fizeram um post juntos, na tarde desta segunda-feira, para expressar as suas reações com a punição e desclassificação da prova. A própria foto já diz tudo, mas não deixa de ser o Mood.  

 

O que são as pranchas ?

Eu sei que muitos de vocês devem estar se perguntando nesse momento, mas do que se trata essa tal de prancha. Então aqui vai uma explicação breve: Os carros obrigatoriamente têm de ter uma prancha instalada na linha central do assoalho, segundo o regulamento desde 1994.

Com isso ocorre um desgaste, e por isso a prancha acaba sendo medida antes e depois da corrida. Já que com um carro mais baixo podem ocorrer vantagens em relação ao downforce do carro. Por isso a FIA realiza essa verificação    

50 vitórias na F1 – Verstappen 

Com isso o grid todo acabou sofrendo alteração no resultado, tirando Max Verstappen que venceu o GP e conquistou o triunfo de sua vitória número 50 na categoria, ficando atrás apenas dos grandes gênios da F1: Alain Prost com 51 vitórias, Sebastian Vettel com 53, Michael Schumacher 91 e Lewis Hamilton em primeiro lugar com um total de 103.  

Mais uma corrida em que a categoria investe em um troféu diferente, o troféu do beijo, que já havia feito sucesso antes. Acionado pelo beijo do piloto, que não deixa de ser um clássico desde os primórdios. Dessa vez, praticamente obrigatório, já que ele é acionado através do beijo.  

 

Quebra de jejum – 1993

Quem mais se beneficiou com isso foi a Williams, a equipe que vem sofrendo bastante com a falta de resultado e nessa corrida conseguiu pontos duplos com seus pilotos. Alexander Albon com P9 e o americano Logan Sargeant que terminou em P10 e conseguiu seu primeiro ponto na categoria. A quebra de jejum veio, com o ponto de Sargeant, que encerrou o jejum de 30 anos que um americano não pontuava na F1. Levando em consideração que a última vez foi com Michael Andretti em 1993. 

O circuito das Américas bateu recorde neste final de semana com um total de 432 mil pessoas, foram muitos espetáculos, dentre eles: Vitoria número 15 da temporada para Verstappen, sequência de quatro corridas em que Norris está presente no pódio e também a primeira campeã da história da F1 Academy, Marta Garcia. 

A jovem que disputava o campeonato venceu na corrida do sábado junto com a equipe Prema e foi muito aplaudida por Hamilton, que foi parabenizá-la logo quando saiu do carro, Russell que lhe entregou o troféu de primeira colocada e também Sainz, que compartilha do mesmo patriotismo pelo seu país de origem, a Espanha. 

 

Número 100 na F1

Russell, Lando Norris e Charles Leclerc chegaram a marca de 100 corridas disputadas neste final de semana. Para celebrar tal conquista, Norris tratou de usar um capacete especial com 100 adesivos, de todos os lugares pelos quais a F1 passou. Até adesivo do GP do Brasil de 2022 teve. Mas não parou por aí, ele aproveitou a deixa para também lançar uma nova coleção da sua marca , com moletons, blusas, mini capacete e muito mais.    

 

Nem tudo são flores 

A F1 tem disso, e a lista de abandonos durante a corrida foi crescendo. Começou com Esteban Ocon da Alpine Renault, que teve um problema nos freios e a lateral do carro danificada, depois Oscar Piastri com um superaquecimento e por fim Fernando Alonso que teve problemas no assoalho. Mas em compensação Lance Stroll, companheiro de Alonso, que vinha em uma má fase, conseguiu pontuar e terminou a corrida em P9, que depois mudou para P7 com a desclassificação de Hamilton e Leclerc. 

 

Celebridades e realeza

A F1 tem recebido muitas celebridades em seus finais de semana de corrida, mas dessa vez foi em peso no Texas. Começamos com Drew Barrymore visitando a Red Bull na sexta-feira. 

Dai em diante: Joe Jonas, Chloe Moretz, Gayle King, Miles Chamley-Watson, Anthony Joshua, Rachel Brosnahan, Diana Asher-Smith, Tiesto, Carin Leon, Patrick Dempsey e também o famoso jogador de golfe profissional Rory Mcllroy que estava presente no final de semana todo e ainda no box da Alpine Renault acompanhando cada detalhe de pertinho e do melhor lugar possível.  

 

Como grande fã, ele prestou sua solidariedade a Pierre Gasly e Esteban Ocon, e até mesmo carregou o capacete do piloto após a corrida Sprint Race, que aconteceu no sábado.  

Além deles, o príncipe Harry, que já tem um relacionamento antigo com a categoria. Quando criança ele chegou a visitar a F1 com sua mãe, a Princesa Diana.

Sair da versão mobile