Viva o Rei!
Neste domingo (14) , Frederik X assumiu ao trono dinamarquês, sucedendo à abdicação de sua mãe, Margrethe II, após 52 anos de reinado. A cerimônia, que atraiu mais de 100 mil pessoas, testemunhou sua promessa de ser “um rei unificador”.
Na reunião do Conselho de Estado, pouco depois das 14:00 (10h em BSB), ela assinou seu ato de abdicação, o primeiro em 900 anos no reino escandinavo, tornando seu filho mais velho, de 55 anos, o novo monarca e herdeiro do trono.
No momento solene, a rainha ficou muito emocionada ao assinar o documento antes de se levantar e indicar a Frederik, à sua direita, que se sentasse à cabeceira da mesa.
Margrethe deixou então o Conselho na presença do governo, do novo rei, de sua esposa Mary e de seu filho mais velho, Christian – o novo príncipe herdeiro – marcando assim a transição para assumir seu papel a partir de então como monarca e chefe de Estado.
Lembrando que, a escolha da data não é coincidência: em 14 de janeiro de 1972, a então princesa herdeira foi proclamada rainha na sacada do Castelo de Christiansborg, a sede do Parlamento em Copenhague, após a morte de seu pai, Frederik IX, horas antes.
Você também pode gostar de ler:
https://glamurama.uol.com.br/modo-de-vida/a-futura-rainha-da-dinamarca/