Você pagaria para usar o Facebook ou o Instagram? Por mais que Mark Zuckerberg afirme que a Meta sempre permanecerá gratuita, há controvérsias de que ele possa reavaliar essa decisão à medida que as regulamentações da União Europeia evoluem – já que, recentemente, ela está restringindo cada vez mais a capacidade da empresa de recolher dados do utilizador para a segmentação de anúncios. A ideia é cobrar uma assinatura mensal para os usuários não verem mais publicidade nas plataformas.
Segundo um novo relatório divulgado pelo “The New York Times”, isso está em jogo, sim! A Meta estaria avaliando oferecer algumas opções pagas do Facebook e do Instagram, assim como fez o YouTube e o Spotify, para remover os anúncios e evitar o uso de dados pessoais para os usuários da UE.
O relatório do jornal norte-americano afirma que quem pagará por assinaturas do Facebook e Instagram não verá anúncios nos aplicativos, segundo fontes que exigiram anonimato por parte da publicação. Isso poderia ajudar a Meta a afastar as preocupações com a privacidade e outros escrutínios dos reguladores da União Europeia, dando aos utilizadores uma alternativa aos serviços baseados em anúncios da empresa, que dependem da análise dos dados das pessoas.
A decisão veio à tona através da evolução da Lei dos Serviços Digitais da União Europeia, que entrará em vigor em breve, e que tem como objetivo fornecer informações mais específicas aos usuários sobre a forma como os dados pessoais são utilizados. Com isso, quem assinar as plataformas podera cancelar feeds personalizados que são baseados no algoritmo, além de ter controle direto sobre quais tipos de dados dos usuários são enviados para a segmentação de anúncios. O lado negativo para Mark? A ação pode gerar um impacto significativo nos negócios de publicidade da Meta na região.
E aí, você pagaria ou não?