A temporada acabou, mas os acontecimentos envolvendo a categoria não param e vão muito além das pistas
A temporada de 2023 da Fórmula 1 foi uma das mais emocionantes. Já prometia ser uma temporada e tanto, e de fato, foi mesmo. Disputas até dizer chega, duelos, ultrapassagens de tirar o chapéu, reviravoltas, atualizações e muitas outras coisas.
Melhor ultrapassagem do ano – Interlagos
Alonso 🆚 Perez
It was this close on the line 🤯#F1 #BrazilGP pic.twitter.com/KrLWf4A0CY
— Formula 1 (@F1) November 5, 2023
Fernando Alonso conquistou além do terceiro lugar no GP de São Paulo, a melhor ultrapassagem da temporada de 2023 da FIA, por sua atuação naquele dia, recebendo o prêmio “Melhor Ação do Ano”. O espanhol, esteve presente na cerimônia oficial da FIA de final de ano e por cruzar apenas 0,053s a linha de chegada à frente de Perez, essa foi eleita a melhor atuação do ano. De fato, não é pra qualquer um, levando em consideração que a diferença era de 53 milésimos de segundo.
Gabriel Bortoleto premiação
O jovem piloto brasileiro, que se juntou à McLaren e agora faz parte da academia de pilotos da equipe, esteve presente na cerimônia da FIA, que aconteceu em Baku e lá recebeu o prêmio por ter vencido o campeonato da FIA Fórmula 3.
Depois de uma temporada impressionante, Bortoletto começa a colher os frutos de suas boas escolhas e de seu talento também. Em 2024 ele irá correr na Fórmula 2 com a equipe Virtuosi. Mais um passo em busca de seu sonho.
Prêmio da FIA – Hamilton
A polêmica do prêmio que Lewis Hamilton recebeu da FIA durante a premiação. E aí, ele levou o prêmio mesmo ou deixou lá?
Vamos por partes. Durante a premiação o heptacampeão de F1 foi chamado ao palco, já que terminou a temporada na terceira colocação no campeonato e recebeu um prêmio por isso. Mas aí está a questão, porque essa premiação aconteceu dias após a investigação que a FIA abriu contra Toto e Susie Wolff, o chefe da Mercedes e a diretora da F1 Academy.
No fim, essa história deu pano pra manga. Todo o paddock se uniu e publicou uma nota dizendo que não fez parte dessas acusações e que as equipes não sabem de onde vieram essas possíveis acusações citadas pela FIA.
Diante disso a FIA retirou a acusação e deu a história por encerrada, mas até aí, o estrago já tinha sido feito e Lewis Hamilton foi um dos que ficou ao lado do casal e se disse indignado com a situação.
Ele sempre teve uma ótima relação com o casal e todos que conhecem o jeito do inglês, sabem que ele é daquele tipo de pessoa que defende os seus, então ele não ficaria calado em uma situação como essa. Depois que recebeu o troféu ele o deixou em uma caixa na sala, quando Nihad Nesirli o abordou, perguntou se poderia ficar com o troféu, e o piloto lhe respondeu que poderia ficar com ele. Local esse, onde se encontra o troféu atualmente, na casa desse fã.
Nasceu aí, mais uma polêmica
A Mercedes negou a acusação de que Hamilton teria dado o troféu de presente para esse fã na premiação e ainda completou dizendo que a organização é quem tem que se preocupar em proteger os troféus. A situação ainda não foi totalmente esclarecida
“Gostaríamos de esclarecer algumas das alegações nas mídias sociais sobre o troféu de terceiro lugar de Lewis. Como nas cerimônias de premiação anteriores, assim que saiu do palco, Lewis aceitou a oferta dos dirigentes de enviar o troféu para a equipe e o deixou em sua caixa. Podemos confirmar que ele não deu o troféu de presente a ninguém, como foi dito.”
Piastri o rookie do ano
Oscar Piastri fez sua estreia na F1 nesta temporada, junto com a McLaren o jovem piloto já veio para a categoria como uma grande promessa. Pois bem, ele de fato impressionou e não só fez uma ótima temporada, como também ganhou o prêmio de rookie do ano.
A McLaren começou o ano com muitas dificuldades e um carro que não apresentava o mesmo desempenho esperado, mas a equipe deu a volta por cima e trouxe atualizações para o carro que casaram muito bem com o estilo de pilotagem de ambos, tanto Lando Norris quanto Oscar Piastri.
“Se pudermos começar o próximo ano da forma como terminamos esta temporada, estaremos em boa forma”, disse Piastri, que já havia vencido o prêmio de ‘Rookie of the Year’ com sua estreia impecável na Fórmula 2 em 2021. “Foi um grande esforço da equipe. Grande recuperação. Gostei muito da minha temporada de estreia na F1. Espero que seja a última temporada de estreia da minha carreira. Me diverti muito e estou ansioso pelo que está por vir” disse o jovem piloto australiano, Oscar Piastri