Pietro Fittipaldi e Felipe Drugovich terminam os testes em Abu Dhabi com saldo positivo de ambas as equipes na F1.
Os testes de pós-temporada da F1 já são um clássico da categoria. Todo ano eles acontecem e abrem espaço para jovens pilotos testarem o carro também, já que todas as equipes têm de ter um carro com um piloto rookie. O cronograma é dividido em uma sessão matinal e outra vespertina e durante esses dois momentos, todos estão preocupados em aproveitar ao máximo o tempo na pista, testando os carros.
O circuito de Yas Marina foi palco de dois testes da F1, simultâneos. Um dos pilotos titulares com os testes de pneus da Pirelli e outro para os novatos ganharem mais quilometragem e familiaridade com o carro, ambos na terça e quarta-feira
A temporada de 2023 da Fórmula 1 está oficialmente terminada, com a última etapa encerrada em Abu Dhabi, no último final de semana. Leia a matéria na íntrega . Com isso chegou a hora dos testes de final de ano. Dessa vez quem liderou foi o francês da Alpine Renault, Esteban Ocon com 1m24s393 na sessão matinal e terminou a quarta-feira na liderança. Já Lewis Hamilton e Max Verstappen não participaram.
Nos testes, o mexicano Pato O’Ward representou a McLaren e Frederik Vesti a Mercedes. Pato, foi anunciado como piloto reserva oficial do time em 2024. A Mercedes, infelizmente, não teve um dia dos mais agradáveis, já que Russell acabou se envolvendo em uma batida, com mais de 4h de teste. O carro sofreu danos no bico e o britânico chegou a completar 58 voltas. Mas o top 3 foi formado por Ocon, O’Ward e Vesti.
Um fato curioso: as equipes podem colocar peças que já foram utilizadas nesse ano, porém, peças novas não são permitidas.
Brasileiros na pista – Fittipaldi e Drugovich
O piloto reserva da Haas, Pietro Fittipaldi teve a oportunidade de guiar novamente o VF-23, sua segunda vez atrás do cockpit, neste carro.
“Foi um ótimo dia aqui em Abu Dhabi. Completamos 130 voltas testando diferentes compostos de pneus e adquirindo bastante dados para 2024. Como sempre, foi um dia incrível trabalhando com a Haas, e é sempre bom pilotar um carro de F1. Ele tem muito downforce, é muito rápido nas curvas e é tudo o que um piloto quer em um carro”, disse o piloto que correrá na Indy em 2024.
Foram 25 pilotos que participaram, mas o foco da equipe foi em torno do desenvolvimento do carro e também em relação aos compostos de pneus que serão utilizados na próxima temporada na F1.
Felipe Drugovich também participou dos testes e contou um pouco do dia em uma live feita em seu próprio instagram @felipedrugovich
“A gente conseguiu testar muita coisa. Os carros estavam diferentes em termos de setup, era realmente para ter dados para o desenvolvimento do carro para ano que vem.” disse o piloto reserva, confirmado para a próxima temporada.
Drugovich testou o carro como o piloto rookie da equipe e Lance Stroll junto com Fernando Alonso fizeram os testes da manhã e da parte da tarde.
“Acho que depois desses testes e de tudo o que eu fiz esse ano, a equipe tem ainda mais confiança em mim. Me sinto muito bem dentro da equipe, o pessoal todo é muito gente boa e está me dando essa oportunidade, que é o principal. Dá pra perceber o quanto eu estou confortável em um carro de F1. Todas as vezes que eu saio (com o carro), me sinto em casa e logicamente isso muda muito de equipe para equipe.” completou Drugovich.